Banca de DEFESA: LUCILENE DA LUZ DO NASCIMENTO

DISCENTE : LUCILENE DA LUZ DO NASCIMENTO
DATA : 15/09/2020
LOCAL: online

DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPUS URUTAÍ, IF GOIANO: UM OLHAR ALÉM DA CAPES

Educação profissional, Recursos naturais, Proteção de Plantas

O Mestrado Profissional (MP) surgiu no Brasil no ano de 1995, baseado no modelo norte americano, com o foco em formar profissionais de alto nível de qualificação para promover uma integração entre os conhecimentos acadêmicos e o setor produtivo. Embora seja promissora a abordagem profissional almejada, os programas precisam ser adaptados para este objetivo, obtendo identidade distinta do mestrado acadêmico. Esta necessidade abrange a forma de atuação dos docentes e o modelo de avaliação aplicado pela CAPES, que em muitos pontos mantém critérios mais adequados ao modelo acadêmico e não valoriza alguns aspectos que são próprios da educação profissional. Diante disso, o objetivo do presente estudo foi realizar uma análise ampla, em dois programas de MP, do perfil da demanda de estudantes, aspectos administrativos e pedagógicos dos cursos, a produção docente e dos egressos e alguns impactos profissionais em suas carreiras nos primeiros anos após a conclusão dos cursos. Este estudo de caso envolveu os Programas de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado (PPG-CRENAC) e Proteção de Plantas (PPGPP) do IF Goiano – Campus Urutaí, Goiás. Para realização deste estudo: foi realizada uma caracterização do perfil dos incritos nos processos seletivos de ambos os programas entre os anos de 2015 e 2019; aplicação de questionários para obtenção do perfil e percepções dos gestores, docentes e egressos dos programas; avaliação da produção acadêmica dos docentes e egressos por meio de currículos cadastrados na Plataforma Lattes; e análise das dissertações defendidas nos programas até o ano de 2019. Ao longo dos processos seletivos foram registrados inscritos de 10 estados no PPGPP e 9 no PPG-CRENAC, dos quais as formações que predominaram foi Agronomia e Ciências Biológicas, e as ocupações no setor privado e servidores públicos, respectivamente. Na percepção dos gestores, os programas cumprem totalmente ou parcialmente as expectativas previstas na APCN’s e apresentam contribuições locais das dissertações de forma satisfatória. Sobre a nova ficha de avaliação proposta pela CAPES, os gestores e docentes acreditam que ela está de acordo com as características dos programas. Na percepção dos egressos, os parâmetros administrativos, pedagógicos e de infraestrutura analisados são em geral satisfatórios, sendo que a maior fragilidade apresentada foi a pequena disponibilidade de bolsas de estudo. A maioria dos egressos que não estão cursando doutorado em outras instituições afirmam que participariam da seleção nos programas PPG-CRENAC e PPGPP caso fosse ofertado o nível doutorado. Por fim, a análise das dissertações revelou que a maior parte dos estudos conduzidos contemplam o foco central de cada programa e seus objetivos de formação e foram desenvolvidos em variados tipos de ambiente.

Presidente - 1080064 - ANTONIO CARLOS DE SOUZA ABBOUD
Externa ao Programa - 1213072 - MARGARIDA GORETE FERREIRA DO CARMO
Externo à Instituição - GILSON DOURADO DA SILVA - IFGoiano
Notícia cadastrada em: 10/09/2020 09:27