Estudo da Evasão escolar no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: Estratégias Preventivas
Evasão, Ensino Médio-Técnico
Uma das preocupações de toda instituição de ensino, comprometida com o bom desempenho dos seus alunos é com o fracasso escolar e consequentemente com a evasão. No ambiente escolar, quem não obtém êxito é considerado mau aluno e é caracterizado principalmente por suas faltas de base, de interesse, de capacidade para aprender, de conhecimento e de apoio da família. Este conjunto de características muitas vezes culmina na evasão escolar, o que tem sido um dado preocupante nos dias atuais. O objetivo desta pesquisa é sintetizar uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados e sentimentos dos alunos regularmente matriculados, ex-alunos, representantes de turma, do Grêmio Estudantil, dos Professores e da Direção. Para isso será necessário registrar medidas, propor metas, prazos e demandas para o avanço na construção de uma educação publica e de qualidade no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR). Esses objetivos serão atingidos pela soma de esforços da comunidade escolar, com investimentos em recursos humanos especializados para a superação das deficiências e lacunas não preenchidas pela realidade social a que esta exposta uma parcela da comunidade estudantil.