Banca de DEFESA: TAIANA FURTADO DOS ANJOS

DISCENTE : TAIANA FURTADO DOS ANJOS
DATA : 06/11/2018
LOCAL: Sede do PPGEA - Instituto de Agronomia

A Educação Especial no contexto da escola do campo: desafios à escolarização na Escola Agrícola Padre João Piamarta no Município de Macapá-AP

Educação Especial Inclusiva. Educação do Campo. Teoria Crítica

Esta dissertação constitui-se em uma proposta de investigação da interface entre a Educação Especial e Educação do Campo à luz da Teoria Critica, tendo como lócus de pesquisa o contexto amazônico brasileiro, no Município de Macapá, Estado do Amapá, em especial na Escola Agrícola Padre João Piamarta, instituição escolhida por estar localizada na área rural. Neste sentido, nossas questões de estudo foram: Como se revela a interface entre a Educação Especial e Educação do Campo para a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial? Quais as ações político-pedagógicas instituídas na Escola do Campo com o propósito de garantir a inclusão de estudantes com deficiência? Como é a atuação dos professores das classes regulares e dos professores do Atendimento Educacional Especializando (AEE) no desenvolvimento de práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes com deficiência na escola do campo? Quais os desafios enfrentados pelos docentes e gestores escolares para a efetivação da modalidade da Educação Especial na escola do campo? Os objetivos dos estudos foram: caracterizar a realidade da escola do campo no contexto amazônico para a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial; Investigar os aspectos legais que amparam a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto da escola do campo na Amazônia Amapaense; Caracterizar as questões político-pedagógicas e administrativos do ambiente escolar para a inclusão de estudantes na Escola Agrícola Padre João Piamarta; Problematizar os discursos dos professores das classes regulares e dos professores que atuam no AEE a partir de suas práticas pedagógicas no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto investigado; Identificar no ambiente escolar os principais desafios à escolarização dos estudantes com deficiência na interface entre a Educação Especial e Educação do Campo. A pesquisa foi sustentada na Teoria Crítica como suporte teórico-metodológico de estudo, com ênfases nos estudos do pensador Theodor Adorno, além de outros estudiosos referenciados na bibliografia. Este estudo foi realizado na Escola Estadual em Tempo Integral Padre João Piamarta, uma escola da rede pública do Estado do Amapá, a partir de procedimentos e/ou instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos, um representante da equipe gestora, um coordenador pedagógico, três professores das classes comum e um professor que atua no AEE. Os resultados deste estudo revelam os avanços e desafios ao processo de inclusão de estudantes na escola pública, para a efetivação do direito à educação da população do campo, destacando a fragilidade na operacionalização do AEE para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Assim, concluímos que a articulação entre a Educação Especial e Educação do Campo no Munícipio de Macapá/AP, mesmo diante de algumas contradições e tensões, necessita avançar na construção de políticas públicas que atendam os dispositivos legais já conquistados, dialogando com os movimentos sociais, populações campesinas, associações, professores, gestores, pais, estudantes e comunidade para a reafirmação de uma educação inclusiva e democrática que contemple os sujeitos que estudam e moram no campo.

Presidente - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS