Banca de DEFESA: LUCAS SILVA DE SOUZA

DISCENTE : LUCAS SILVA DE SOUZA
DATA : 25/11/2020
LOCAL: Plataforma virtual

A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA “JACYRA DE PAULA MINIGUITE”: O PERCURSO DE UMA ESCOLA EM ALTERNÂNCIA

Pedagogia da Alternância, Currículo Orgânico,  Plano de Curso

A Pedagogia da Alternância vem sendo praticada desde os anos de 1930 pelos Centros Familiares de Formação em Alternância. Trata-se de um processo de construção coletiva impulsionada pelos agricultores desde a sua gênese. Nesta perspectiva, ao pautar uma educação vinculada aos agricultores, tornou-se necessário construir um Currículo Orgânico, estabelecido com a finalidade de organizar o trabalho pedagógico dos monitores em suas atividades com os estudantes destas escolas. O objetivo desta pesquisa é analisar a implantação do Currículo Orgânico do Ensino Médio da Escola Família Agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”. Para efetivação da pesquisa foi adotado a metodologia de pesquisa de campo com monitores em atuação e ex-monitores, que contribuíram na construção e efetivação dos currículos, no decorrer da história da Pedagogia da Alternância no Espírito Santo. Foram entrevistados oito monitores em atuação e ex-monitores através da plataforma Zoom. As entrevistas semiestruturadas foram gravadas e transcritas. Os dados das entrevistas foram analisados a partir de cinco critérios: motivações e desafios na construção da escola, construção do currículo proposto, o currículo da escola família agrícola “Jacyra de Paula Miniguite”, a integração das áreas do conhecimento e o currículo. Os resultados mostraram a importância da RACEFFAES ao propor a elaboração coletiva do currículo orgânico para as escolas em alternância, vinculado ao projeto de campo. Destacamos a importância do trabalho efetivo dos monitores e a necessidade de um currículo que estabeleça comunicação com o cotidiano dos estudantes, sem desconsiderar suas realidades, e ainda que possibilite as práticas interdisciplinares contextualizadas, utilizando material acessível, vinculado a um projeto de educação integral dos sujeitos.

Presidente - 1893672 - LUCIENE DE FATIMA ROCINHOLI
Interna - 1808252 - ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO