Banca de DEFESA: VICTORIO BIRCHLER TONINI

DISCENTE : VICTORIO BIRCHLER TONINI
DATA : 03/12/2020
LOCAL: Videoconferencia

APRENDIZAGEM ATIVA COMO METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES NO ENSINO SUPERIOR

Saberes do agrônomo, Cafeicultura, John Dewey, Aprendizagem ativa

Esta pesquisa teve por objetivo compreender e realizar considerações sobre o fenômeno aprendizagem com atividades práticas pedagógicas a partir da metodologia de aprendizagem ativa. Para tanto, elaborou-se o “Curso de implantação de jardim clonal superadensado de café conilon – teoria e prática”, para estudantes matriculados no curso de graduação em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo (Ifes) – Campus Santa Teresa. Tomou-se os preceitos teóricos de aprendizagem ativa propostos por John Dewey. Esta dissertação, assim como Dewey, preocupou-se com os desdobramentos da aprendizagem ativa sobre uma educação progressista, pragmática, em consonância com a realidade profissional dos futuros egressos e de valorização das experiências pessoais. Dentre as teorizações que apoiam esta obra, destaca-se ao longo do texto o pensamento de Paulo Freire, educador brasileiro reconhecido como um dos mais notáveis pensadores de toda educação mundial. Suas considerações sobre a formação de um educando crítico e autônomo são de extremo interesse para esta obra. Como desdobramento prático, montou-se com os estudantes um jardim clonal superadensado de café conilon, no qual os estudantes tiveram aulas teóricas sobre a temática e, em seguida, oportunidade de aplicar as teorizações em nível de campo. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta natureza qualitativa, com propósito explicativo, delineada experimentalmente como um estudo de caso decisivo, pois buscou o entendimento dos preceitos teóricos da aprendizagem ativa. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes matriculados no curso sobre jardim clonal superadensado de café conilon e egressos do curso de Agronomia do Ifes – Campus Santa Teresa. Como sistema de avaliação, utilizou-se questionários, observações (estruturadas e não-estruturadas) e entrevistas, sendo os dados tratados pela metodologia de Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. As categorias de análise basearam-se nos quatro pilares da educação moderna propostos pela UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. A partir desta complexa experiência educativa, os resultados apontaram que a utilização da aprendizagem ativa é capaz de oportunizar que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos em um ambiente prático, facilitando o desenvolvimento de saberes e competências. Egressos e estudantes consideram oportuno e necessário que o processo de formação englobe experiências acadêmicas práticas, especialmente em consonância com o que o mercado de trabalho exige do profissional. Conclui-se que a aprendizagem ativa é capaz de oportunizar formação ao estudante com ênfase em aprender a aprender e aprender fazendo, e que iniciativas de valorização de experiências prévias dos estudantes sejam um mecanismo eficaz de auxílio na aprendizagem.

Presidente - 1298957 - TIAGO BOER BREIER
Interna - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Externa à Instituição - ANDREA VANINI
Notícia cadastrada em: 23/11/2020 08:01