Dificuldades dos alunos do Curso de Licenciatura Letras-Espanhol e Literatura Hispanica a distancia do Instituto Federal de Roraima no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva dos proprios alunos.
processo de ensino-aprendizagem; educação a distância; dificuldades dos alunos
O estudo trata das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da modalidade de Educação a Distância (EAD) do curso de Licenciatura em Letras-Espanhol e Literatura Hispânica, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), a partir do ponto de vista dos próprios alunos. Este curso é o único curso superior executado pelo Campus de Boa Vista Centro, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem por objetivo formar professores para a Educação Básica.
Tendo em vista a necessidade, em todo interior do Estado, de profissional professor de Letras-Espanhol, o curso é ofertado, atualmente, em dois polos de atendimento presencial, sob a supervisão do Departamento de Educação a Distância (DEAD), responsável também por elaborar, executar e avaliar projetos pedagógicos relacionados com a oferta de ensino na modalidade a distância.
Os resultados foram comparados como os da pesquisa em âmbito nacional realizada, no ano passado, pela Diretoria de Educação a Distância da CAPES para obter mais informações do Sistema UAB. Foram também contextualizados com os dados obtidos pelo Censo de 2016 realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distancia/ ABED.
Esperamos, com este nosso estudo, trazer uma compreensão mais aprofundada das dificuldades dos estudantes.