Banca de DEFESA: WILLIAM JÔNATAS VIDAL COUTINHO

LOCAL: SEDE DO PPGEA

EDUCAÇÃO, IDENTIDADES E CULTURAS SURDAS NO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Surdos, Identidades, Culturas

Trabalhar a inclusão de pessoas surdas na escola meio a diferença linguística é uma questão atual. As estratégias educacionais a serem adotadas exigem que seja dada atenção as diferentes identidades surdas e suas especificidades que afetam as necessidades educacionais do aluno. A educação de surdos é afetada por múltiplos fatores como a organização do sistema educacional em que estão inseridos, a presença de profissionais trabalhando a educação em língua compreensível para o educando e a aceitação dessa língua pelo sujeito que constrói uma identidade e cultura em interação social. Este artigo explana sobre culturas surdas, as diferentes identidades surdas e o processo de formação e transformação dessas identidades no contexto educacional a partir do estudo de autores e de alguns casos específicos presentes na escolarização de surdos no Instituto Federal de Roraima. O estudo qualitativo fez uso de entrevista semiestruturada e diário de campo. Ele aborda a visão dos sujeitos surdos entrevistados sobre seu processo educacional, juntamente a leitura do material coletado em entrevista feita pelo pesquisador. O material nessa pesquisa deixa claro que os desafios para a prática inclusiva podem ser minimizados ao olharmos para as diferenças buscando definir estratégias metodológicas de trabalho e interação educacional. Esse trabalho precisa ser conjunto entre intérprete, professor, comunidade escolar e familiares do surdo. Assim, os resultados educacionais são maximizados por levar em conta a experiência identitária do aluno. A experiência do pesquisador na atuação em sala de aula como intérprete de Libras (BSL) no Instituto Federal de Roraima também foi levada em conta nas considerações. Constatamos que o processo de formação de identidades e identificação cultural, dentre outros espaços, também é inerente a escola. Intérprete e docente necessitam conhecer essas identidades e dar atenção as específicas culturais do aluno surdo em sua prática diária assim levando em conta as especificidades do aluno.

Presidente - 1715704 - JOSE RICARDO DA SILVA RAMOS
Externo ao Programa - 1926314 - LUCIO LUGAO DE MACEDO
Externo à Instituição - GELTA TEREZINHA RAMOS XAVIER - UFF
Notícia cadastrada em: 25/10/2018 09:50