PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA MORAIS ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE FÁTIMA MORAIS ALVES
DATA : 27/11/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sede do PPGEA
TÍTULO:

As concepções e práticas da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu.


PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento  educacional, concepções de gestão, gestão democrática.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este estudo teve como propósito analisar as percepções e práticas da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Iguatu. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre as concepções teóricas-metodológicas sobre planejamento, gestão educacional, gestão democrática, a sua importância e como ela pode e deve ser vivenciada no cotidiano escolar, bem como, uma análise dos documentos oficiais a respeito do assunto estudado. No referencial teórico também foi relatado sobre a origem dos institutos federais, ressaltando o Instituto Federal do Ceará e a história do Campus Iguatu, local da pesquisa. O trabalho foi caracterizado com uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. Aplicou-se um questionário eletrônico survey, com questões abertas e de múltiplas escolhas aos servidores efetivos técnicos administrativos e docentes, excetuando os que estão em estágio probatório, que conforme a Lei nº 8112/90 é de três anos. Dos cinquenta e três questionários encaminhados, obteve-se um retorno de quarenta e quatro respondidos, sendo vinte e nove de técnicos administrativos e quinze de docentes. Os dados foram analisados pelo método análise de conteúdo e os resultados foram discutidos, quesito a quesito e apresentados por meio de gráficos. Observou-se que a maioria dos entrevistados têm conhecimento sobre gestão democrática, sua importância dentro do ambiente escolar, ressaltando que para acontecer de fato a gestão democrática é preciso participação da comunidade escolar em todas as decisões e o que não é algo fácil, mas um processo sempre em construção. De acordo com os relatos analisados, percebeu-se que no IFCE Campus Iguatu há uma prática de gestão considerada democrática, porém ainda se faz necessário um aprimoramento relativo à participação de todos os segmentos, principalmente, no planejamento administrativo-financeiro da instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JANE RANGEL ALVES BARBOSA - UNIFOA
Notícia cadastrada em: 29/10/2018 11:42
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1