Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE PROTO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANE PROTO FERREIRA
DATA : 07/11/2018
LOCAL: PPGEA

INVESTIGANDO AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE

Educação ambiental, currículo escolar, técnico em agropecuária.

A Educação Ambiental surge como uma alternativa na geração de valores atribuídos ao meio ambiente em que a mudança cultural pode influenciar a mudança ambiental, sendo que a cultura aparece como o elemento mediador da relação humana com a natureza, assumindo assim a centralidade na dinâmica pedagógica da educação ambiental (LAYRARGUES, 2006). Sendo que a educação ambiental é considerada um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do meio ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir individual e coletivamente para resolver problemas ambientais presentes e futuros (PELICIONI, 1998). Desta forma, o estudo a ser realizado visa investigar quais ações de educação ambiental vendo sendo implementadas no curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde, e consistirá de uma pesquisa de campo, a qual abrangerá uma coleta de dados realizada através de pesquisa bibliográfica a respeito da temática ambiental em artigos periódicos dos últimos dez anos aliado a coleta de amostras de caráter qualitativo descritivo composta por questionários com os alunos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde, totalizando em torno de 200 questionários a fim de visualizar as ações de educação ambiental que vêm sendo implementadas assim como vislumbrar os problemas enfrentados e os resultados obtidos com essas práticas educativas através do registro e análise dos dados, a fim de observar o impacto dessas práticas na formação profissional desse alunos que vivem em uma região tão afetada pela agroindústria.

Presidente - 386253 - ANA MARIA DANTAS SOARES
Notícia cadastrada em: 29/10/2018 11:42