PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: WENDERSON BUENOS AIRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENDERSON BUENOS AIRES
DATA : 13/11/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Sede PPGEA/Seropédica
TÍTULO:

Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras chave: educação; identidade; tecnologias; Winnicott.


PÁGINAS: 91
RESUMO:

A tecnologia avança rapidamente e isso é uma realidade irrefutável. A forma como o ser humano interage com essa tecnologia também é rápida.  Embora não seja tão perceptível, podemos enumerar diversas ações que, até bem pouco tempo, eram feitas de uma maneira e que, hoje, são feitas de maneira totalmente distinta, como comprar, votar ou até mesmo estudar. Este trabalho de pesquisa apresenta uma análise da utilização das tecnologias digitais no campo da educação. O contexto inclui turmas do ensino médio técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Arraial do Cabo. Além de um levantamento bibliográfico, a pesquisa foi realizada junto a professores e estudantes da escola supracitada, afim de que suas opiniões e percepções fossem a matéria prima desta dissertação de mestrado. As informações foram organizadas e, por meio deste trabalho, é apresentado um recorte bibliográfico acerca do processo de identificação do sujeito baseado na obra do psicanalista inglês Donnald Winnicott, e algumas relações dessa identificação com o ambiente proporcionado pelo uso das tecnologias. Uma apresentação das tecnologias digitais disponíveis para a educação, em contraponto ao que se tem disponível na escola estudada, também foi alvo dessa pesquisa afim de que se entenda que tecnologias são essas a que este trabalho faz referência. Por fim, ao avaliar os discursos de professores e estudantes foi possível apontar importantes percepções de como a utilização destas tecnologias podem contribuir para que o aluno se sinta em um ambiente comprometido com a emancipação e a criação e não com a repetição ou mero adestramento.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1528697 - BRUNO CARDOSO DE MENEZES BAHIA
Interno - 1839674 - WANDERLEY DA SILVA
Externo à Instituição - JACQUELINE DE CASSIA PINHEIRO LIMA - Unigranrio
Externo à Instituição - LEILA NAVARRO DE SANTANA - Unigranrio
Notícia cadastrada em: 29/10/2018 11:42
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1