Banca de DEFESA: JOÃO BOSCO BELCHIOR VILAR

DISCENTE : JOÃO BOSCO BELCHIOR VILAR
DATA : 06/11/2018
LOCAL: ppgea/ia

EFEITO DE UMA PROPOSTA SUSTENTÁVEL SOBRE TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO PARA EFLUENTES SUÍNOS

Alternativa de remediação (TEVAP); eficiência de remoção, Educação Ambiental

VILAR JOÃO BOSCO BELCHIOR. Efeito de uma proposta sustentável sobre tanque de evapotranspiração para efluentes suínos 2018.77p Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018

É crescente a expansão da suinocultura, no entanto seus efluentes acarretam o impacto negativo ao meio ambiente. Neste estudo foram investigados os parâmetros físico-químicos e perceção ambiental. As amostras de efluentes se submeteram as análises, antes e após o tratamento através de um sistema de evapotranspiração para dejetos suínos (TEVAP), o qual consiste em um filtro de remediação.Os respectivos parâmetros, foram investigados antes (controle: Efluente bruto) e após o tratamento, 10 dias (Efluente tratado) e 40 dias (Efluente final). Além disso, foi realizada avaliação microbiológica. A aprendizagem baseada em aplicação de modelos sustentáveis sobre Educação Ambiental, pode afetar positivamente as atitudes, comportamentos e aprendizado do aluno, mas pouco se sabe sobre o conhecimento acerca de Tanques de Evapotranspiração com fins sustentáveis. Além disso, este assunto constitui um contexto pouco estudado, cada vez mais importante, para a aprendizagem efetiva. Este trabalho foi estudado e desenvolvido um conhecimento sobre a efciência de remoção dos efluentes por meio da implantação de tanque de remediação, para o tratamento ecológico sustentável de dejetos de suínos no IFCE Campus Crato.Os Resultados com relação aos parâmetros físicos químicos mostraram que o potencial hidrogeniônico (ph) não exibiu alteração. Houve remoção de substâncias químicas (DQO, nitrogênio amoniacal, cloretos), SDT, temperatura, alcalinidade, condutividade elétrica, dureza total e coliformes termotolerantes, paras os efluentes tratado e final. Verificou-se aumento do oxigênio dissolvido (OD). A eficiência do sistema com relação a DQO, para o efluente tratado e o efluente final, foram bastante satisfatórios. Quanto a percepção dos estudantes do curso de zootecnia e de Técnicoe agropecuária do IFCE Campus Crato, através das disciplinas curriculares entre as que mais se destacam Legislação ambiental, agroecologia, construções e instalações rurais, que a importância e implantação do TEVAP pode prevenir dos suscetíveis impactos ambientais.

Presidente - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Externo à Instituição - JOICE APARECIDA REZENDE VILELA
Interno - 1125765 - SANDRA MARIA GOMES THOME
Notícia cadastrada em: 30/10/2018 14:52