Banca de DEFESA: ANTONIA EDILZERINA RODRIGUES DE MENDONÇA

DISCENTE : ANTONIA EDILZERINA RODRIGUES DE MENDONÇA
DATA : 27/11/2018
LOCAL: Sede do PPGEA

Políticas de Capacitação de servidores: uma abordagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Políticas de Capacitação, qualificação, Gestão por Competências.

Esta pesquisa foi realizada no Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE e teve como propósito analisar as políticas de capacitação, a título de graduação/pós-graduação, dos servidores técnico-administrativos e Docentes do IFCE, no período de 2013 a 2016, considerando os objetivos institucionais e a formação/qualificação dos servidores. O estudo foi de natureza aplicada e de caráter descritivo, qualitativa. Os participantes para a pesquisa foram selecionados a partir das portarias de concessão de incentivo à qualificação e retribuição por titulação, publicadas no Boletim de Serviço do IFCE e compreendeu um total de 311 servidores da carreira docente e 361 servidores da carreira dos técnico-administrativos em educação. O aporte teórico da pesquisa se deu a partir de estudos bibliográficos sobre a Gestão de Pessoas e políticas de capacitação na Administração Pública Federal brasileira, tópico em que foram abordados os modelos da administração pública do patrimonial ao gerencial, a evolução da gestão de pessoas, a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, bem como a gestão por competências e políticas de capacitação no setor público. No referencial teórico abordou-se, ainda, os aspectos da Gestão de Pessoas do IFCE, o Plano de Desenvolvimento Institucional e a capacitação dos servidores, além das políticas específicas de capacitação do IFCE. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir da análise dos documentos referentes a vida funcional dos servidores disponível no Assentamento Funcional Digital (AFD), no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) e no Sistema Unificado de Administração e Protocolo (SUAP), bem como dos documentos institucionais, tais como Regimento Geral, PDI, Portarias, Manual do Servidor, disponíveis na página eletrônica do IFCE. A partir da análise, identificou-se a formação acadêmica dos servidores a título de graduação e pós-graduação e as políticas de capacitação que possibilitaram a qualificação dos servidores pesquisados. Os Dados foram compilados e os resultados foram apresentados por meio de gráficos e tabelas e discutidos quesito a quesito a partir do aporte teórico a à luz dos objetivos e metas do PDI. Observou-se que as Políticas de Capacitação Implementadas no IFCE têm contribuído, em parte, para o desenvolvimento dos servidores, mas podem ser fortalecidas de modo a aprimorar a gestão por competências.

Presidente - 6385676 - GABRIEL DE ARAUJO SANTOS
Interno - 1122299 - AMPARO VILLA CUPOLILLO
Externo à Instituição - ANITA BUENO DE CAMARGO NUNES - CEFET/RJ
Notícia cadastrada em: 01/11/2018 10:18