Banca de DEFESA: ELIZA MARTA GONÇALVES FERREIRA

DISCENTE : ELIZA MARTA GONÇALVES FERREIRA
DATA : 28/11/2018
LOCAL: PPGEA

O RECORTE ASSISTENCIAL DA EDUCAÇÃO AGRÍCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA DO ESTUDANTE DO CURSO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS IGUATU

Educação, Educação Agrícola, Assistência, Assistência Estudantil.

A redução da procura, associada ao crescimento da evasão, nos cursos do IFCE campus Iguatu nos últimos anos provocou os atores institucionais à identificação das causas e à construção de estratégias de combate à evasão; todavia, as motivações para o acesso e a permanência não são investigadas. A proposta de pesquisa deste estudo parte da ausência de investigação acerca dos fatores que influenciam para o ingresso e a permanência de estudantes: saber por que escolheram a instituição e o curso, desvelar os fatores que influenciam e interferem na escolha pela instituição e pelo curso e quais os dificultadores e facilitadores da sua permanência. Considerando a hipótese de que os serviços e programas de cunho assistencial, especialmente o que se materializa na oferta de residência estudantil, é fator preponderante tanto para a escolha como para a permanência e, ainda, porque se trata do curso mais antigo da instituição, elegemos os estudantes do Curso Integrado em Agropecuária como público-alvo do estudo. O recorte assistencial que perpassa as políticas sociais brasileiras é possível de ser identificado desde os primórdios da educação escolarizada, assim sendo, a fundamentação teórica pautou-se na leitura de teóricos do Serviço Social e da Educação que expõem sobre as políticas sociais de educação e de assistência social. Por meio da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, com a utilização de instrumentos metodológicos de coleta de dados que incluíram: análise documental (marcos legais e registros profissionais) e questionários com perguntas abertas e fechadas, investigou-se os fatores que influenciam para a permanência do aluno no curso Integrado em Agropecuária do IFCE campus Iguatu, analisando a pertinência das estratégias de caráter assistencial. A análise das manifestações dos estudantes, entretecidas com a construção do seu perfil socioeconômico e a sua condição de adolescente, embora concebam o IFCE campus Iguatu como uma instituição que oferta ensino de qualidade, revelam fragilidades e apontam para a necessidade de investigação e avaliação contínuas dos serviços ofertados na instituição a fim de subsidiar a intervenção mais qualificada e melhor integrada aos anseios dos estudantes.

Presidente - 1808252 - ANA CLAUDIA DE AZEVEDO PEIXOTO
Interno - 387368 - MONICA APARECIDA DEL RIO BENEVENUTO
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS TAVARES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/11/2018 10:18