PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: AILTON SOUZA DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AILTON SOUZA DUARTE
DATA : 13/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: ppgea
TÍTULO:

O Ensino do Pensamento Computacional na Educação Profissional de Nível Médio no  IFES - Campus ColatinA


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento Computacional, Raciocínio lógico, Aprendizagem.

 


PÁGINAS: 74
RESUMO:

DUARTE, Ailton Souza. O Ensino do Pensamento Computacional na Educação Profissional de Nível Médio no IFES - Campus Colatina.2018. .Dissertação (Mestrado em Ciências em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.

O processo educacional atual, assim como as mais diversas áreas do saber, além de nossas práticas cotidianas, tem sido influenciado pela velocidade do avanço tecnológico no mundo, preponderantemente pela informática e internet. Entretanto, os recursos tecnológicos disponibilizados, se não forem utilizados de maneira adequada, apenas reproduzirá de forma mais rápida processos e atitudes que desenvolvemos, muitas das vezes sem planejamento, desta forma apenas aumentando a velocidade do que já fazemos sem orientação, sem reflexão e sem  planejamento.

Neste sentido, na sala de aula também não temos a garantia de uma melhora significativa, apenas com a utilização de artefatos tecnológicos, entretanto, sua utilização pode permitir aos aprendizes alternativas para desenvolvimento de sua aprendizagem e desenvolvimento de sua capacidade de solução de problemas mais complexo.

Desta forma o Pensamento Computacional (PC), traz uma abordagem para solução de problemas por meio da reflexão para uma melhor utilização dos recursos tecnológicos, utilizando-se dos conceitos fundamentais da Ciência da Computação.

A área de Computação, tem como foco principal a resolução de problemas de fora sistemática e o que este trabalho busca é propor a introdução do ensino das habilidades do Pensamento Computacional na disciplina de Informática Básica nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFES - Campus Colatina, tornando-a uma referência para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógicos alunos.

Para tanto, preparamos uma análise qualitativa das respostas dos questionários respondidos pelos alunos e professores da disciplina, com intuito de levantar o nível de conhecimento do Pensamento Computacional, deste modo diagnosticamos a necessidade de atualizarmos o plano de ensino da disciplina, buscando implementar o ensino das habilidades do Pensamento Computacional nas séries iniciais dos cursos técnicos integrados da instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Externo à Instituição - FÁBIO TEIXEIRA DE PÁDUA
Presidente - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Notícia cadastrada em: 01/11/2018 13:32
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1