PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ORESTES BRILHANTE DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ORESTES BRILHANTE DE SOUSA
DATA : 06/11/2018
HORA: 10:30
LOCAL: SEDE DO PPGEA
TÍTULO:

Educação Agrícola como instrumento de difusão participativa do Tanque de Evapotranspiração: um modelo sustentável de tratamento de esgoto domiciliar para áreas rurais da Chapada do Araripe, Ceará.


PALAVRAS-CHAVES:

Tanque de Evapotranspiração, Educação, Sustentabilidade


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Esta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus Crato, Ceará, Brasil. Teve como objetivo promover, através do ensino agrícola, a difusão participativa do Tanque de Evapotranspiração (TEvap) como modelo sustentável de tratamento de esgoto em áreas rurais e avaliar a sua contribuição na percepção de estudantes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária sobre as temáticas abordadas na disciplina de Construção e Instalação Rural. Como metodologia, utilizou a pesquisa-ação. A contribuição para o aprendizado dos estudantes foi avaliada a partir de respostas dadas num questionário. Os resultados demonstraram o despertar de pensamentos críticos e reflexivos dos discentes sobre a importância da tecnologia do TEvap para o saneamento no meio rural e no auxílio no aprendizado da disciplina em questão. Para avaliar os benefícios do TEvap, foram realizadas análises morfométrica, físico-química e microbiológica de bananas Pacovan Ken, cultivadas em sua superfície, e análises físico-química e microbiológica de seu efluente na entrada e saída[1]  do tanque. A intenção foi verificar a viabilidade da utilização dessa espécie para a produção de alimentos com qualidade pelos pequenos agricultores rurais, e a qualidade dos efluentes para sua reinserção ao ciclo hidrológico. Quanto ao fruto, os parâmetros morfométricos foram equivalentes aos cultivos comerciais. A análise físico-química demonstrou valores de pH, sólidos solúveis e teor de água concordantes aos mencionados na literatura. A caracterização microbiológica demonstrou valores de coliformes e Salmonella sp. dentro do exigido pela legislação brasileira. Quanto ao efluente, a análise físico-química demonstrou ausência de metais pesados como alumínio e manganês, além da redução dos níveis de sólidos totais dissolvidos e DQO, condizentes com os encontrados na literatura. A análise microbiológica confirmou a redução significativa dos patógenos, ficando dentro do exigido pelo Ministério da Saúde[2] .

 


 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 387181 - ARGEMIRO SANAVRIA
Externo à Instituição - JOICE APARECIDA REZENDE VILELA
Externo ao Programa - 2688704 - TIAGO MARQUES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 06/11/2018 08:46
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1