A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A CONTRIBUIÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.
gestão educacional, autoavaliação, comunidade acadêmica.
O estudo intitulado "A GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A CONTRIBUIÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL", buscará a análise dos pressupostos da avaliação institucional e da gestão de Institutos Federais no Brasil. O Objetivo principal será analisar as concepções de gestão educacional no IFGoiano, Campus Catalão e a contribuição da autoavaliação institucional neste processo. E como objetivos específicos, o estudo pretende: caracterizar pressupostos históricos, conceituais e concepções teórico-metodológicas da gestão e avaliação educacional em instituições que ofertam a educação profissional; descrever o contexto sócio-econômico-político do IF Goiano Campus Catalão, destacando atividades acadêmicas e projetos sociais no seu entorno; relacionar a partir de uma análise documental as ações de gestão educacional e autoavaliação institucional do campus Catalão em suas dimensões pedagógicas e administrativas e identificar as fragilidades e as potencialidades da gestão educacional e autoavaliação do IF Goiano Campus Catalão, com base nos pressupostos da gestão democrática e autoavaliação institucional. A pesquisa de natureza qualitativa utilizará como procedimentos: a pesquisa teórica, a pesquisa documental e a entrevista. O Lócus desta investigação será o IF Goiano Campus Catalão, sendo o estudo feito com a representatividade da comunidade acadêmica do campus. A temática se reveste de capital importância para os IFs no sentido de incluir a educação profissional na política de avaliação da instituição como um todo, que oferta educação básica e superior.