Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANY FAÍNY GONÇALVES

LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - Auditório A

CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO

ACADÊMICA DE AGRÔNOMOS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ

Bacharelado em Agronomia-IF Goiano; Iniciação Científica-PIBIC; Formação do Agrônomo.

A presente dissertação investigará o impacto da Iniciação Científica (IC) na formação acadêmica de estudantes de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí no período de 2008 a 2018. Uma abordagem quali-quantitativa será utilizada para gerar dados para análise e interpretação dos resultados. Como primeiro passo, a pesquisa bibliográfica será empregada para o embasamento teórico a respeito do tema, bem como ao desenvolvimento da estrutura metodológica. Além disso, uma pesquisa documental, a fim de analisar (1) relatórios cadastrados pela Gerência de Pesquisa do IF Goiano Campus Urutaí, (2) a oferta de bolsas de IC concedidas pelo CNPQ (principal órgão de fomento científico do Brasil) e pela própria instituição em regime de contrapartida; (3) programa das disciplinas do curso; (4) currículo do curso; (5) dados da IC de cada docente do curso; (6) trabalhos publicados e apresentados; (7) participação dos estudantes em eventos durante o curso, (8) análise dos históricos escolares dos estudantes envolvidos com a IC e (9) dos estudantes não envolvidos com a IC a título de comparação entre os grupos será utilizada. A entrevista estruturada e direcionada a determinado grupo focal poderá ser utilizada para enriquecer a pesquisa em termos qualitativos, através da aquisição de dados não registrados pelos procedimentos acima reportados. Os dados obtidos por meio da pesquisa documental e possíveis entrevistas serão tratados a posteriori à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2002). Os resultados serão apresentados seguindo procedimentos descritivos e analíticos seguindo as normas científicas vigentes.

Interno - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO