Banca de DEFESA: CONSTANCIA HERINGER

DISCENTE : CONSTANCIA HERINGER
DATA : 12/11/2018
LOCAL: programa de pós graduação em educação agrícola

O SABER/FAZER NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NUMA ESCOLA DO CAMPO EM NOVA FRIBURGO NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Etnomatemática

O ensino da Matemática representa um grande desafio para a Educação do Campo e deve ser associado aos conhecimentos cotidianos para que o educando desenvolva o pensamento lógico, a criatividade, a capacidade de análise crítica e torne-se ativo na organização e transformação do ambiente em que vive. Esta pesquisa busca responder como se estabelecem as relações entre a Educação do Campo e a Etnomatemática numa Escola rural que adota a Pedagogia da Alternância. Como estratégia metodológica adotou as seguintes etapas: vivência no meio sócio profissional dos envolvidos, aplicação de questionários, elaboração e aplicação de questões sobre os conhecimentos prévios dos alunos e sobre a produção de flores, levantamento, análise e síntese dos dados obtidos, valorização dos saberes dos familiares, aplicação dos conteúdos próprios para o 7º ano do ensino fundamental partindo das informações obtidas nas etapas anteriores e novamente aplicação de questionários para fins de comparação. Os resultados apontam que os jovens têm atitudes positivas em relação à Matemática, dominam diferentes procedimentos matemáticos de maneira informal, demonstram facilidade de compreensão de conceitos quando esses são associados aos seus saberes e, indicam ainda, que a Pedagogia da Alternância possibilita a construção do processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva Etnomatemática ao considerar Educação do Campo como uma Pedagogia Libertadora que valoriza os saberes prévios dos alunos.

Presidente - 6387358 - EULINA COUTINHO SILVA DO NASCIMENTO
Interno - 756.340.407-44 - SANDRA MARIA NASCIMENTO DE MATTOS - OUTRO
Externo à Instituição - WANDERLEY MOURA REZENDE - UFF
Notícia cadastrada em: 09/11/2018 14:05