Banca de QUALIFICAÇÃO: ALLINE DA SILVA MOUREIRA

DISCENTE : ALLINE DA SILVA MOUREIRA
DATA : 27/11/2018
LOCAL: UFRRJ/PPGEA

A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde na perspectiva de estudantes beneficiados

Assistência Estudantil; Políticas Públicas; Permanência

O objetivo desta pesquisa é investigar a perspectiva dos estudantes do curso superior de Agronomia, do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde, beneficiados com bolsa de permanência, em relação à Política de Assistência Estudantil, sobre o Programa de Bolsas Auxílio Permanência, que oferece auxílio financeiro aos discentes que se apresentam em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o propósito de permanência na referida instituição. Para compreender a assistência estudantil descrever-se-á o processo histórico pelo qual o Programa Nacional de Assistência Estudantil veio a ser consolidado. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, e, também, será utilizada análise documental e bibliográfica. Os participantes da pesquisa serão 83 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 17 e 31 anos, que frequentam o curso de graduação em Agronomia no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. Como instrumento, será elaborado um questionário misto visando traçar o perfil socioeconômico dos estudantes beneficiados, bem como investigar como os participantes percebem os efeitos que a assistência estudantil sobrevém em sua trajetória acadêmica. Para obtenção dos dados, será realizada uma leitura exploratória de documentos institucionais, tais como Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), Manual de Assistência Estudantil, Relatório de Gestão do Exercício de 2017 da Gerência de Assistência Estudantil, Edital de Seleção de Bolsistas Programa Auxílio Permanência etc. Para fins de seleção e organização dos materiais que serão recolhidos, serão utilizadas as contribuições da análise de conteúdo de Bardin (2016).

Presidente - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Interno - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO
Externo à Instituição - ADRIANA VASCONCELOS DA SILVA BERNARDINO - UV
Notícia cadastrada em: 12/11/2018 14:16