Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCI RODRIGUES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCI RODRIGUES SILVA
DATA : 27/11/2018
LOCAL: UFRRJ/PPGEA

A perspectiva do estudante do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí quanto à importância e eficácia do Programa de Residência Estudantil para sua formação

Assistência Estudantil; Residência Estudantil; Permanência; PNAES

A educação é concebida pela legislação como um direito fundamental, universal, inalienável e um instrumento de formação do exercício da cidadania e pela emancipação social. As Políticas Educacionais são criadas para oferecer garantia de acesso a esse direito. A Assistência Estudantil se encontra no bojo dessas políticas e apresenta-se como um instrumento que visa contribuir com o processo de criação, ampliação e consolidação de programas, projetos e ações que propiciem a permanência do estudante nas Instituições, tendo grande relevância devido às altas taxas de desigualdade social, que se expressam na permanência dos estudantes nos seus cursos. Fazem parte das políticas de Assistência Estudantil os programas de Moradia Estudantil, foco do estudo em questão. Assim, neste trabalho, temos por objetivo investigar a perspectiva dos alunos do curso Técnico em Agropecuária, beneficiados pelo Programa de Residência Estudantil do Campus Urutaí, sobre os reflexos desse programa em sua permanência e formação no curso. Para tal estudo, utilizaremos uma metodologia qualitativa e exploratória, bem como documental. Os participantes serão 87 estudantes, de ambos os sexos, podendo sofrer pequena variação em função da época de matrículas. Como instrumento de coleta de dados, será elaborado um questionário misto. Os dados serão analisados com base na técnica de Análise de conteúdo de Bardin. Pretendemos, através desta análise, obter dados e informações relevantes ao acompanhamento e avaliação deste programa e que possam vir a subsidiar o planejamento e a formulação de intervenções e ajustes destas ações.

Presidente - 1043457 - SILVIA MARIA MELO GONCALVES
Interno - 2572431 - ALLAN ROCHA DAMASCENO