Banca de DEFESA: LUCAS CORREIA LIMA

DISCENTE : LUCAS CORREIA LIMA
DATA : 27/11/2018
LOCAL: PPGEA

A VALORIZAÇÃO DAS CULTURAS MUSICAIS INDÍGENAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA MÚSICA NO ESTADO DE RORAIMA.

Cultura Indígena, Identidade, Parichara, Formação de Professores

A pesquisa estudou o perfil dos alunos e professores do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Roraima,voltado para a valorização da cultura musical indígena, e também mostra o relato dos alunos indígenas do Instituto Federal de Roraima Campus Amajari e as relações professor aluno que acabam se estabelecendo no ambiente escolar. O estudo foi de caráter descritivo e qualitativo. O objetivo geral foipesquisar sobre a valorização das culturas musicais indígenas na formação de professores para o ensino da música no ambiente escolar.O trabalho está dividido em seis capítulos: Na introdução é feita uma discursão sobre a música na educação básica, sobre a música indígena do estado de Roraima e o objetivo da pesquisa.  No capítulo 2 – A música na educação básica– foi abordada, dentro da fundamentação teórica, a educação musical nas escolas: uma breve retrospectiva, o currículo e a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas, a importância da música e suas dificuldades no ensino básico.Neste contexto é feita uma abordagem sobre a importância do ensino da música na educação básica e as mudanças na lei sobre a obrigatoriedade do ensino das artes. No capítulo 3 é apresentada uma contextualização sobre o estado e os principais atores da pesquisa, abordandoa presença indígena na formação do estado de Roraima, retratando os povos e seus costumes. No capítulo 4 foram trabalhados os resultados da pesquisa de campo na Universidade Federal de Roraima, cujo objetivo era discutir sobre a valorização da música indígena no Curso de Música da UFRR, analisar o Projeto Pedagógico do Curso e fazer umabordagem da música indígena no curso superior de música da UFRR. O capítulo 5 - vivência com as culturas musicais indígenas no IFRR-CAM: relação professor aluno- traz um relato sobre a trajetória do pesquisador até a chegada ao Campus Amajari, bem como, os resultados e experiências  compartilhados com os alunos. Para finalizar, no capítulo 6 -considerações finais- foram realizados comentários referentes aos resultados identificados pelo pesquisador como relevantes para a pesquisa.

Interno - 1213070 - CLAUDIA ANTONIA VIEIRA ROSSETTO
Externo à Instituição - EDVALDO PEREIRA DA SILVA - IFRR