Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTORIO BIRCHLER TONINI

DISCENTE : VICTORIO BIRCHLER TONINI
DATA : 29/11/2018
LOCAL: UFRRJ

APRENDIZAGEM ATIVA COMO METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SABERES NO ENSINO SUPERIOR

Saberes do agrônomo; Jardim clonal superadensado; John Dewey

Esta pesquisa objetiva compreender e estudar o fenômeno aprendizagem utilizando um jardim clonal superadensado de café conilon como ferramenta e a aprendizagem ativa como metodologia de ensino. Os sujeitos da pesquisa serão estudantes do 9° período do curso de Agronomia do IFES – Campus Santa Teresa, matriculados no componente curricular AGR 311 – Cafeicultura. Serão avaliados também egressos do curso e produtores rurais que participarem do Dia Especial. Para compreender o complexo processo do fenômeno aprendizagem, será tomado como princípio norteador os quatro pilares da educação moderna: saber fazer, saber pensar, saber ser e saber agir. Toma-se por pressuposto teórico os preceitos da teorização da aprendizagem ativa, no pensamento de John Dewey. Desta forma, esta pesquisa classifica-se quanto a sua finalidade em pesquisa básica estratégica, pois é direcionada a problemas práticos de amplas áreas, de natureza qualitativa, pois não há mensuração do fenômeno, e sim, reflexões sobre a temática. Este trabalho apresenta propósito explicativo, pois busca compreender os fenômenos envolvidos na aprendizagem ativa, estando delineado como um estudo de caso, em que a unidade caso é chamada de caso decisivo, pois busca confirmar ou entender uma teoria. Ressalta-se que a unidade caso em estudo é o fenômeno aprendizagem, e não os estudantes. Como instrumento metodológico, serão utilizadas questionários, entrevistas e observações de campo estruturadas e não estruturadas. Os dados serão tratados e analisados com base na teoria de análise do conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Ao final da implantação do jardim clonal superadensado, os estudantes conduzirão um Dia Especial, em que serão convidados produtores rurais para conhecerem a tecnologia.

Presidente - 1298957 - TIAGO BOER BREIER
Interno - 1213070 - CLAUDIA ANTONIA VIEIRA ROSSETTO