Banca de DEFESA: JOSEFINA LOURENÇO DE CARVALHO

DISCENTE : JOSEFINA LOURENÇO DE CARVALHO
DATA : 22/11/2018
LOCAL: PPGEA/UFRRJ

Retenção e Evasão escolar na Formação Técnica Em Agropecuária Integrada ao Ensino Médio – um estudo de caso no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-Campus Pinheiral.

Retenção e Evasão Escolar, Curso Técnico, Agropecuária, ,  Educação Profissional.

A presente pesquisa buscou conhecer as principais dificuldades que têm conduzido à retenção e à evasão escolar de um grande número de estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio ofertado pelo IFRJ-Campus Pinheiral. O recorte temporal estabelecido para o estudo foi de 2012 a 2016, e a perspetiva adotada para o exame da questão foi a dos discentes, sujeitos diretamente atingidos pelo problema. Assim, participaram da pesquisa 53 (cinquenta e três) estudantes regularmente matriculados no curso, sendo 30 (trinta) estudantes da primeira série, 23 (vinte e três) estudantes da  terceira série e também 12 (doze) estudantes evadidos. Esta pesquisa teve como objetivo precípuo investigar os fatores que contribuem para  a ocorrência de tais fenômenos na formação técnica em agropecuária, sobretudo na primeira série, período no qual  se registram índices mais elevados. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória cuja abordagem foi predominantemente qualitativa. O modelo conceitual adotado foi o estudo de caso, tendo como técnicas adotadas para a coleta de dados a análise documental (planilhas com rendimento e movimentação de estudantes produzidos pela Secretaria da instituiçao,  atas de Conselhos de Classe  e  legislaçao institucional)  e aplicação de questionário semiaberto com vistas a conhecer a percepção dos estudantes sobre os fatores que têm contribuído para os casos de retenção e evasão estudantil.  Além disso, o embasamento teórico desse  estudo de caso se amparou em autores que tratam da questão investigada no contexto da Educação Básica e da Educação Profissional, com ênfase no ensino agrícola. Os resultados apontam que as principais dificuldades encontradas pelos educandos são de ordem intraescolar, ou seja, aqueles engendrados pela própria instituição, entre os quais se destacam o acúmulo de atividades, a organização curricular, a carga horária excessiva e a forma de acesso e ingresso ao curso.  Acreditamos que as descobertas advindas deste trabalho podem fomentar reflexões sobre a condução do processo pedagógico da formação técnica em Agropecuária no IFRJ-Campus Pinheiral para transformação do atual cenário, bem como podem contribuir para novos estudos sobre o tema e que abranjam aspectos não contemplados nessa pesquisa.

Interno - 1067747 - NADIA MARIA PEREIRA DE SOUZA
Interno - 1350628 - SANDRA REGINA GREGORIO