Um estudo de caso sobre como a toxicologia ambiental pode ser inserida em cursos de formação
agrícola: contribuições para o desenvolvimento agrícola sustentável.
Defensivos agrícolas. Toxicologia Ambiental. Sustentabilidade. Produção. Produtividade.
A associação dos princípios da toxicologia ambiental aos processos tecnológicos voltados ao setor
agrícola constitui uma oportunidade ímpar para ponderarmos os riscos e os benefícios da adoção de
práticas que buscam apenas o aumento da produção e produtividade na agricultura. Nesse sentido, o
objetivo geral do presente projeto é realizar uma análise sobre como a toxicologia ambiental, em interface
com a educação agrícola, pode ser essencial para a saúde pública e para a economia regional e global.
Para isso, investigaremos sobre os conceitos, percepções e atuação dos docentes dos cursos de Agronomia
e Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí, além de avaliarmos os projetos
pedagógicos dos cursos e suas matrizes curriculares. Os instrumentos que utilizaremos na coleta de dados
compreenderão análise documental e uma mescla de procedimentos metodológicos quali-quantitativos,
que englobarão aplicação de questionários, avaliação do currículo Lattes e análises de documentos.
Acreditamos que na medida em que estudos como o que propomos sejam desenvolvidos e apoiados pela
academia, surge-se a oportunidade de insights que podem favorecer a aproximação entre “toxicologia
ambiental”, “formação agrária/agrícola”, “desenvolvimento sustentável” e “demandas mercadológicas”,
desmistificando a toxicologia como área “nebulosa” e inserindo-a como área importante no âmbito da
educação agrícola.