PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: THAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYS CRISTINE SOARES DE CARVALHO
DATA : 07/12/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
TÍTULO:

Projeto Político Pedagógico para a escola Indígena da comunidade Araçá no Munícipio de Amajari: impactos e desafios


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Político Pedagógico; Educação Escolar Indígena; Construção Coletiva.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Nesta dissertação, investigamos os possíveis desafios pedagógicos e administrativos, na construção do Projeto Político Pedagógico para a escola indígena Tuxaua Raimundo Tenente, da comunidade indígena Araçá, no município de Amajari. Optou-se por realizar uma pesquisa que, além de propiciar estudos e reflexões sobre as escolas indígenas e a construção do Projeto Político Pedagógico, possibilitasse uma ação no campo delimitado da pesquisa com o intuito de refletir sobre essa problemática, contribuindo assim para a elaboração de um documento legal necessário e que não é realidade de tantas escolas que ainda não possuem o Projeto Político Pedagógico. Refletir acerca da educação escolar indígena é considerar sobre um processo educativo com especificidades e diversidade. O Projeto Político Pedagógico faz parte do planejamento escolar, ele orienta as práticas administrativas e docentes. A pesquisa foi realizada no município de Amajari na comunidade indígena Araçá, Escola Estadual Indígena Tuxaua Raimundo Tenente. Foram envolvidos professores, estudantes, funcionários, moradores da comunidade e lideranças indígenas. Para a realização do estudo, a metodologia adotada foi de pesquisa-ação. a pesquisa foi desenvolvida tendo como base quatro etapas. Foram elaborados sete roteiros de entrevistas, para serem aplicados aos sujeitos. Foram realizados ainda oficinas e observações.  Com o resultado alcançado percebeu-se que o Projeto Político Pedagógico ao ser construído dentro do processo democrático na tomada de decisões, ele preocupa-se em instaurar a forma da organização do trabalho pedagógico, colaborativo, participativo e coletivo da escola indígena da comunidade. Cabe postular que não é possível pensar e construir o Projeto Político Pedagógico e não pensar em uma escola voltada para as reais necessidades e interesses das comunidades indígenas, dando respostas aos objetivos almejados em relação à escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 549.417.927-34 - JOSE ROBERTO LINHARES DE MATTOS - UFF
Interno - 756.340.407-44 - SANDRA MARIA NASCIMENTO DE MATTOS - OUTRO
Externo à Instituição - MARISTELA BORTOLON DE MATOS - IFRR
Notícia cadastrada em: 23/11/2018 11:28
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1