Banca de DEFESA: AMANDA DE AQUINO TAVARES

DISCENTE : AMANDA DE AQUINO TAVARES
DATA : 27/11/2018
LOCAL: Sede do PPGEA

A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO E SEUS REFLEXOS NO TRABALHO DOS DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ -  CAMPUS CRATO

: Institutos Federais. Trabalho docente. Verticalização do ensino

A Lei 11.892/2008, que criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, traz em seu rol de finalidades e características a integração e verticalização de educação profissional e tecnológica em todos os níveis de ensino, trazendo uma complexa gama de atribuições ao trabalho docente. O presente estudo teve como objetivo geral verificar as implicações da verticalização do ensino trazida com a criação dos Institutos Federais ao trabalho docente, tendo como lócus da pesquisa os professores do Instituto Federal do Ceará - campus de Crato. A pesquisa classifica-se como básica, descritiva quanto aos objetivos e com abordagem qualitativa. Como aporte teórico utilizou-se de fontes bibliográficas que tratam das reformas educacionais que culminaram na atual configuração dos Institutos Federais, bem como estudos sobre o trabalho docente. A pesquisa também se valeu de fontes documentais, como leis, decretos e normativas internas que regem o trabalho docente no âmbito do IFCE. Como instrumentos de coleta de dados, aplicou-se um questionário semiestruturado aplicado aos docentes do campus de forma a levantar concepções dos participantes acerca da verticalização do ensino e suas condições de trabalho. As respostas obtidas foram tabuladas através de gráficos e tabelas e interpretados pela técnica da análise de conteúdo. Constatou-se, através dos dados coletados, elementos de intensificação e precarização nas condições de trabalho dos docentes do campus, o que leva a necessidade de se refletir sobre a política de expansão e gestão dos Institutos Federais, que ocorre sem oferecer a estrutura necessária à consecução de seus fins institucionais.

Presidente - 6385676 - GABRIEL DE ARAUJO SANTOS
Interno - 1122299 - AMPARO VILLA CUPOLILLO