Banca de DEFESA: GASPAR OSORIO HENRIQUES

DISCENTE : GASPAR OSORIO HENRIQUES
DATA : 28/11/2018
LOCAL: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

A história institucional do Campus Amajari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima: memória e arquivo

Arquivo; História do Tempo Presente; Memória; Amajari

Este trabalho surgiu a partir da percepção de que a história do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) está baseada fundamentalmente na história do seu primeiro e mais antigo campus, o Boa Vista, e, por essa razão, não se conhece a história dos demais campi que o constituem. Com o propósito de resgatar a história institucional de um dos seus campi mais importantes, que é referência na educação agrícola na região norte do estado de Roraima, esta pesquisa tem como foco principal o processo de implantação do Campus Amajari, a partir da análise dos seus primeiros registros arquivísticos e complementada com a memória dos servidores envolvidos nesse processo. Podemos caracterizar esta pesquisa como de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva quanto aos seus objetivos e documental quanto aos procedimentos utilizados. As respostas dos entrevistados foram categorizadas com base na análise de conteúdo, representadas a partir de gráficos e tabelas, que possibilitaram complementar a narrativa histórica do Campus Amajari, descritas nos documentos e, assim, possibilitaram vislumbrar o contexto econômico, político e social, sob a ótica da história do tempo presente, haja vista que nossos principais atores vivenciaram e ainda se encontram, em sua grande maioria, atuando no IFRR. Diante dos dados obtidos concluímos que o Campus Amajari representa não somente a chegada de uma instituição de elevado padrão educacional a um pequeno município do interior do estado, mas a possibilidade de se levar conhecimento, desenvolvimento, progresso e oportunidades, transformando vidas, integrando culturas e empoderando indivíduos e comunidades.

Presidente - 1528697 - BRUNO CARDOSO DE MENEZES BAHIA
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO