PPGEA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA INSTITUTO DE AGRONOMIA Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILENE DA LUZ DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCILENE DA LUZ DO NASCIMENTO
DATA : 29/11/2018
HORA: 10:00
LOCAL: PPGEA
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DO MESTRADO EM PROTEÇÃO DE PLANTAS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS


PALAVRAS-CHAVES:

Problemas Fitossanitários, Produção, Produtividade, Desenvolvimento Regional.


PÁGINAS: 44
RESUMO:

O Estado de Goiás possui uma forte atividade agropecuária, sendo o quarto maior produtor nacional de grãos do país. Porém, apesar do intenso avanço da agricultura na região, os problemas fitossanitários são consideráveis e constituem um importante entrave para aumento da produção e produtividade. Sendo assim, espera-se que progaramas de formação na área de fitissanidade sejam estratégicos para o desenvolvimento regional.Este estudo consiste num levantamento de dados documentais e provenientes de entrevistas e questionarios, para se conhecer a influência do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas - PPGPP na região do  Sudeste Goiano. Pretende-se quantificar e qualificar as contribuições acadêmicas do Mestrado em Proteção de Plantas e seu impacto para o desenvolvimento regional.

Ainda será invesitigada se a atuação profissional dos egressos está dentro da area dessa formação. Para caracterizar o PPGPP e apresentar seu desempenho na região já está em curso uma pesquisa documental estruturada em: leis, decretos, normativas, resoluções - disponibilizados na página do Programa -, bem como a leitura de sua proposta inicial (APCN) e do Coleta Capes. Para caracterizar o perfil dos egressos as ferramentas utilizadas serão o cadastro de matrícula da instituição (Q-Acadêmico) e a Plataforma Lattes. A análise da percepção dos egressos sobre as contribuições do Mestrado em Proteção de Plantas para o desenvolvimento profissional será examinada através da aplicação de questionários que serão definidos, tendo como eixo temático: renda, promoções, contribuições levadas para o setor privado, entre outras sondagens relacionadas ao tema proposto.Em relação às contribuições das dissertações do PPGPP, serão analisados o resumo e os objetivos do trabalho para identificação da área e local de aplicação, bem como o tipo de problema apresentado. Os dados serão organizados em tabelas de contingência por área de aplicação (pragas, doenças e plantas daninhas).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1080064 - ANTONIO CARLOS DE SOUZA ABBOUD
Interno - 386938 - JOAO BATISTA RODRIGUES DE ABREU
Externo ao Programa - 1213072 - MARGARIDA GORETE FERREIRA DO CARMO
Notícia cadastrada em: 29/11/2018 09:52
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node2.ufrrj.br.producao2i1