Banca de DEFESA: IVANILDO FERREIRA DOS SANTOS

DISCENTE : IVANILDO FERREIRA DOS SANTOS
DATA : 06/02/2019
LOCAL: Anfiteatro A, PPGEA

A Contribuição do Livro Didático para Aprendizagem de Geografia: Estudo Diagnóstico sobre o Ensino Público de Nível Médio no Município de Crato - CE

Livro Didático, Metodologia, Recursos, Ensino de Geografia, Conteúdo e Aprendizagem

O professor na prática educacional busca na diversidade de recursos disponíveis suporte no livro didático. Este de fundamental relevância no processo de ensino e aprendizagem, além de ser disponível a todo alunado. Porém o livro didático deve ser utilizado como um dos recursos a serem explorados no convívio docente e não o único. Diante deste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar o papel e a efetividade da utilização do livro didático como instrumento para aprendizagem de Geografia no sistema de ensino público. De acordo com esses fatos, nota-se que o professor possui poder mediador de selecionar a melhor forma de aproveitamento desse recurso, pois durante as experiências vivenciadas foi possível desenvolver aulas que usaram esse instrumento atrelado com outras metodologias e recursos que colaram com o processo ensino-aprendizagem. Desta forma, é tarefa do professor identificar e selecionar a melhor metodologia para o aproveitamento desse recurso contextualizando a teoria com a realidade empírica do aluno, facilitando assim uma melhor aprendizagem.

Presidente - 1739229 - TIAGO BADRE MARINO
Interno - 387745 - ROSA CRISTINA MONTEIRO
Externo à Instituição - JORGE XAVIER DA SILVA - UFRJ
Notícia cadastrada em: 03/12/2018 10:01