Banca de DEFESA: AMARILDO PAES LEME DE MELLO

DATA : 17/03/2021
LOCAL: Plataforma RNP

O PROGRAMA ESCOLA ATIVA E SEU LEGADO NO MUNICÍPIO DE JAPERI - RJ

Educação do campo, práticas pedagógicas, políticas públicas educacionais.

A população do campo, ao longo da história, tem sofrido com desigualdades no âmbito social, econômico e principalmente educacional. A formação continuada específica para os docentes que atuam nas Escolas do Campo, principalmente nas turmas multisseriadas, é um grande desafio para o magistério. A precariedade de políticas públicas direcionadas ao povo do campo e a formação acadêmica do docente que pouco retrata, muitas vezes nem retrata, a existência de turmas com esta composição, tende a formar um profissional desprovido de ferramentas pedagógicas para atuar neste modelo de ensino. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar, através de um estudo qualitativo e exploratório, as ações do Programa Escola Ativa nas Escolas do Campo do município de Japeri e seu legado nas práticas docentes direcionadas ao público do campo. Para a realização desta pesquisa foram usados questionários e entrevistas com gestores e professores da Escola Municipal Carlos Alberto e da Escola Municipal Tânia Mara da Silva Carnaval Basílio, além de consultar obras cujos temas forma: o Programa Escola Ativa, Educação do Campo, práticas pedagógicas e políticas públicas. Este estudo busca acenar para que o governo municipal perceba a importância dos programas educacionais direcionados à população do campo de modo a fomentar a implementação de políticas públicas voltadas para uma educação comprometida com o fortalecimento da população do campo japeriense.

Presidente - 387368 - MONICA APARECIDA DEL RIO BENEVENUTO
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS