Banca de DEFESA: DANIELE MOURA ROSA

DISCENTE : DANIELE MOURA ROSA
DATA : 19/04/2021
LOCAL: Plataforma Virtual : https://meet.jit.si/lizdepaiva

DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL FAMÍLIA AGRÍCOLA JACYRA DE PAULA MINIGUITE EM BARRA DE SÃO FRANCISCO – ES

Gestão Democrática. Associação de Pais. Projeto Político-Pedagógico.

O estudo abordou os desafios da gestão democrática na Escola Municipal Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite, em Barra de São Francisco, no estado do Espírito Santo - ES. A gestão vem sendo discutida e, revista na dimensão teórica por alguns autores ao longo do tempo. No entanto, as práticas de gestão existentes na maioria das escolas, em muitas vezes, parecem perpétuas, intocáveis e distantes de uma ação reflexiva que possa gerar transformações sociais. Compreendemos que dentre as concepções de gestão existentes, a gestão democrática se destaca por seu caráter emancipador e desafiador. O objetivo geral deste trabalho foi analisar as concepções de Gestão, na Escola Municipal Família Agrícola Jacyra de Paula Miniguite, no município de Barra de São Francisco – ES, com vista à percepção dos seus desafios e avanços. O lócus do estudo foi uma instituição pública municipal, vinculada à Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Zona Rural. A instituição de ensino atua em consonância com a proposta da pedagogia da alternância, em que a participação coletiva dos atores sociais e da associação de pais da escola devem ser a base do processo de planejamento participativo e gestão democrática. Os principais autores utilizados na pesquisa foram: Santos (2002a), Freire (2001), Vasconcelos (2002, 2006), Saviani (2003, 2007), Libâneo (2008) e Luck (2006, 2009). A pesquisa de natureza qualitativa envolveu fontes bibliográficas e documentais, principalmente, o estudo do projeto político pedagógico da escola, análise das atas de reuniões, relato de documentos institucionais e de registros oficiais da associação de pais da escola, além, de documentos da Prefeitura do referido município. Os resultados do estudo apontaram para a prática da gestão democrática, em processo de construção, constituindo-se ainda um desafio a ser enfrentado pela escola.

Presidente - 1032974 - LIZ DENIZE CARVALHO PAIVA
Interna - 386939 - LIA MARIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - JANE RANGEL ALVES BARBOSA - UCB
Notícia cadastrada em: 26/03/2021 11:34