A prática culinária como ferramenta para educação alimentar e nutricional
Culinária; Adolescência; Diversidade Alimentar
A escola é um ambiente de grande influência na formação do indivíduo; sendo assim, estratégias que busquem favorecer hábitos saudáveis de vida devem ser motivadas e implementadas. Esta pesquisa tem como objetivo implementar um projeto de educação alimentar e nutricional utilizando a prática culinária como ferramenta, e compreender que tipo de reflexões sobre o comportamento alimentar podem ser levantadas pelos estudantes por meio desta prática. Os sujeitos da pesquisa serão estudantes do 3º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes Campus Santa Teresa. Este estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e com o objetivo de pesquisa exploratória por meio da pesquisa-ação participativa. A natureza exploratória deste estudo justifica-se por proporcionar uma visão geral, acerca da aplicação da prática educativa. Como instrumentos metodológicos, serão utilizados questionários, entrevista estruturada e observação de campo. Os dados serão tratados e analisados com base na teoria de análise do conteúdo, proposta por Laurence Bardin