Banca de DEFESA: MARLON RODRIGUES MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLON RODRIGUES MARQUES
DATA : 25/03/2020
HORA: 14:00
LOCAL: CPDA - UFRRJ - 6º andar - sala de defesa
TÍTULO:

Nos átrios do golpismo: associações civis empresariais e religiosas católicas na desestabilização do governo de João Goulart (1958-1964)


PALAVRAS-CHAVES:

História da Igreja CatólicaHistória do Brasil RepúblicaGolpe Civil Militar; Classe dominante 


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Esta dissertação  objetiva  analisar  o  papel  exercido  por  parcela  do  laicato  engajado  e  de religiosos católicos no processo de desestabilização do governo de João Goulart. Atenta-se para a  interrelação  entre  frações  da  Igreja  Católica  e  da  classe  dominante  em  seus  múltiplos aparelhos  privados  de  hegemonia  como  a  Associação  de  Dirigentes  Cristãos  de  Empresas (ADCE) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES). Ao longo do texto, evidencia-se que  segmentos  da  Igreja  Católica  contribuíram  sistematicamente  através  de  expertise intelectual, aporte financeiro e infraestrutura a gestação do golpe civil-militar e a construção da saída autoritária. Os elos tornam-se melhor observáveis ao expormos os meandros de eventos como a criação das Ligas Femininas, as palestras de intelectuais leigos do catolicismo no Curso Atualidades Brasileiras, e a organização das Cruzadas do Rosário em Família e da Marcha da Família  com  Deus  pela  Liberdade.  Por  fim,  concluímos  que  a  participação  de  religiosos  e leigos engajados foi fundamental para a construção do cenário que levou o Brasil a ditadura de 21 anos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1570625 - PEDRO HENRIQUE PEDREIRA CAMPOS
Interno - 1720605 - JEAN RODRIGUES SALES
Externo à Instituição - RENATO LUIS DO COUTO NETO E LEMOS - UFRJ
Notícia cadastrada em: 17/02/2020 12:05
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1