Banca de DEFESA: SÉRGIO VIEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SÉRGIO VIEIRA
DATA : 28/02/2020
LOCAL: Sala 18 do PSA - ANEXO I do IV

Certificação de Qualidade. Certificação Ambiental. Sustentabilidade.

VIEIRA, Sérgio. Estudo de Caso da Certificação Self-Audit em Laboratórios Agropecuários da UFRRJ Perante as Normas ABNT-ISO como Ferramenta para o Desenvolvimento de Políticas Públicas Institucionais. 2020. 310 p. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.

O cenário mundial, nas últimas décadas, vem sendo transformado por um fenômeno chamado globalização, que surge da necessidade de se intensificar as relações comerciais entre os países e organizações de modo a alcançarem maior desenvolvimento. O aumento destas relações, por sua vez, está intimamente relacionado a uma busca constante por qualidade e eficiência. Com base no exposto, o presente trabalho de tese foi concebido utilizando-se como modelo de estudo de caso as instalações da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizada em Seropédica, no Estado do Rio de Janeiro (Brasil).  O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento das condições existentes nas instalações agropecuárias da instituição, diagnosticar não conformidades perante os requisitos das normas ISO e estabelecer método rastreável que permitisse atender aos requisitos, e submeter os métodos elaborados à auditoria para obtenção de certificação Self-Audit. A metodologia descrita envolveu o levantamento e coleta de dados do Setor de Grandes Culturas do Departamento de Fitotecnia da Universidade (SGC-DEFITO/UFRRJ), objeto do estudo de caso, e consistiu em pesquisa dos processos utilizados, levantamento do layout dos laboratórios em estudo, entrevistas com os colaboradores, capacitação de servidores em sistema de gestão e levantamento dos dados técnicos do ambiente de trabalho. Foi diagnosticado as não conformidades, com base nos requisitos legais das normas ABNT ISO e descrita metodologia de Sistema de Gestão Integrada (SGI). De posse dos resultados e com os métodos elaborados, solicitou-se auditoria de SGI das normas ABNT ISO e candidatou-se as instalações objeto de estudo à certificação Self-Audit, obtendo-se a certificação prata. A certificação de implementação dos métodos elaborados, por sua vez, não foi o objetivo deste trabalho de tese, em virtude dos prazos e investimentos necessários, no entanto, necessita ser encorajada visando-se o alcance dos benefícios potenciais. Pode-se concluir, portanto, que a certificação do SGC-DEFITO/UFRRJ será uma ferramenta impulsionadora para o desenvolvimento de políticas institucionais centradas na renovação, inserção de valores, qualificação contínua dos colaboradores, aumento da eficiência e sustentabilidade operacional, estreitamento de relações entre instituições público-público e público-privada, desenvolvimento de uma cultura sustentável entre as diferentes expertises que compõem a universidade, e busca constante pela excelência na qualidade dos produtos e serviços prestados e oferecidos.

Presidente - 1173660 - FABIO BARBOUR SCOTT
Externo ao Programa - 387406 - RICARDO LUIZ LOURO BERBARA
Externa à Instituição - ROZANA MOREIRA PEREIRA LIMA
Externa à Instituição - ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO - EMBRAPA