Banca de DEFESA: WAGNER DIAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER DIAS DE SOUZA
DATA : 23/03/2020
LOCAL: Sala 18 do PSA - ANEXO I do IV

O Sistema VGI Geopost integrado ao Geonetwork, Geoserver e redes sociais para a IDE-UFRRJ

Infraestrutura de Dados Espaciais. Informação Geográfica Voluntária. Metadados.

Governos, empresas e pesquisadores estão desenvolvendo Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE) para melhorar todos os processos de produção, gerenciamento, disseminação e uso de dados geográficos. As Universidades estão começando a seguir este caminho, existem esforços para o desenvolvendo IDEs Acadêmicas, que podem ser expandidas e adaptadas para múltiplas finalidades. A Informação Geográfica Voluntária (VGI) revolucionou o processo de criação de dados geográficos, aumentou o volume de dados digitais e facilitou a descoberta de novas informações, porém ainda existem diversos desafios para definir ou melhorar a qualidade deste tipo de dado. Existem pesquisas que visam a construção de uma IDE com suporte a dados VGI. Neste trabalho foi desenvolvido a parte computacional da IDE acadêmica IDE-UFRRJ. O principal sistema desenvolvido foi o Geopost, o qual é ambiente VGI integrado ao Geonetwork, Geoserver e a rede social Facebook. A IDEUFRRJ tem suporte a dados oficiais e voluntários e são documentados com metadados no perfil MGB e/ou com metadados dinâmicos usando o DM4VGI. Os dados voluntários além dos atributos de texto podem ter como geometria pontos, linhas e/ou polígonos, além de mídias digitais extras como fotos, arquivos em geral e links url. Neste ambiente VGI, também existe suporte para coleta direta de dados voluntários no formato GeoJSON e KML. O Geopost possui um sistema de recomendação baseado no perfil e comportamento do usuário, além de ferramentas para análise de dados. Todos os sistemas estão funcionando online e qualquer pessoa pode contribuir ou acessar os dados públicos. Diversos dados VGI foram coletados, avaliados e disseminados para vários cidadãos. Assim, visando uma melhor integração entre a Universidade e o cidadão, além de ajudar na perpetuação e disseminação do conhecimento gerado em uma Universidade. Toda a metodologia utilizada para o escopo computacional da IDE-UFRRJ pode ser reutilizada para construção de outras IDEs acadêmicas bem como para a implementação de VGIs para aplicações na agricultura e para a integração de informações de países, como é o caso do Mercosul.

Externo à Instituição - AFONSO DE PAULA DOS SANTOS - UFV
Externa à Instituição - CLAUDIA ROBBI SLUTER - UFRGS
Externo à Instituição - JUGURTA LISBOA FILHO - UFV
Presidente - 1363023 - PAULA DEBIASI