No silêncio entre as palavras: um atalho nos caminhos da docência
Fenômeno literário, Saber estético, Prática docente.
Este trabalho analisa o fenômeno literário no âmbito da prática docente inicial, tendo como sujeito de pesquisa a própria autora, a qual, por meio de um relato autobiográfico, vem rememorando um caminho de encontros e reencontros com a literatura, caminho este que se inicia em sua trajetória de formação escolar e posteriormente se reconfigura em sua formação e prática docente. Compreende-se que o trabalho docente tem caráter singular por se tratar de um oficio em que se estabelece relações estritamente humanas, nas quais tanto quem ensina, quanto quem aprende está sujeito a si mesmo, ou seja, ao que é como pessoa. Neste contexto, a pessoa docente alcança a necessidade de construir saberes diversos que podem advir de várias fontes. Assim, nesta pesquisa, o enfoque se concentra no saber estético que é reconhecidamente necessário à prática educativa. A escolha pela escrita autobiográfica se justifica pela relação intrínseca estabelecida entre a autora e a obra literária, de forma que o contexto de linguagem oferecido pela leitura literária vem sendo explorado por ela como uma possível fonte de saber estético, a partir da qual pode pensar sua própria prática, seguindo por atalhos que perpassam o silêncio que há entre as palavras e se entrecruzam nos perímetros da docência. As reflexões iniciais se firmam a partir de um estado da arte que registra um levantamento de pesquisas que também analisam a literatura no âmbito da prática docente. Tal levantamento tem sua relevância por indicar atalhos literários já construídos em outras pesquisas, contribuindo para que este novo atalho se instaure a partir de um caminhar próprio. Em seguida, a autora reinicia sua própria história refletindo sobre seu processo de constituição docente e, posteriormente, sobre a relação que estabelece com a literatura em sua prática docente. Para tal, a autora se permeia com sua própria escrita poética em um diálogo polifônico com diversos autores: pensadores da Educação, tendo Paulo Freire como voz principal; Heidegger, que contribui com o pensamento filosófico sobre a questão do ser; Todorov, que traz importantes reflexões sobre o potencial estético da obra literária; e, entre tantos poetas e autores literários, dialoga principalmente com Rilke e Bartolomeu de Queirós, Exupéry e Clarice Lispector, autores que lhe tocam mais profundamente por terem permeado em sua trajetória de forma bastante significativa. Para estabelecer um olhar exotópico sobre sua própria trajetória, a autora encontra, em suas fotografias, janelas que abrem portas para um retorno a si mesma de forma que possa registrar, por meio de uma narrativa poética, a pessoa docente que vem se tornando até então. Nesse momento, uma doce menina surge para conduzir o seu interlocutor por entre os atalhos literários construídos em um caminho docente que nem sempre foi doce.