Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA GOMES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUCIA GOMES DE SOUZA
DATA : 10/10/2019
LOCAL: CPDA

A EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO CENTRO DE ATIVIDADES COMUNITÁRIAS DE SÃO JOÃO DE MERITI/RJ: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS POTENTES E IMPLICADAS

Escola Comunitária; Educação Infantil; Movimentos Sociais.

O objetivo deste trabalho é apresentar as experiências desenvolvidas no Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti – CAC/SJM, onde funciona uma escola comunitária, a Escola do CAC. Trata-se de uma pesquisa de doutorado em andamento, na qual foi realizado um estudo inicial sobre a história da fundação de espaço que tem o objetivo de promover cultura e educação para os moradores daquela região da Baixada Fluminense. Constatamos que a origem do CAC de SJM deu-se a partir da iniciativa de agentes dos Movimentos Sociais que se organizaram para a fundação deste importante equipamento. Neste momento, a pesquisa avança para o trabalho de campo, onde testemunhamos in lócus as práticas formativas que circulam neste espaço. Como prática metodológica, utilizamos a análise documental teórico-discursiva de trabalhos acadêmicos que narram a história da fundação deste espaço e para coleta de dados optamos pelo diálogo com professores e sócio fundadores da instituição. Os primeiros resultados da pesquisa demonstram que o Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti tem enfrentado desafios para permanecer em funcionamento por 30 anos. Nesta perspectiva, o CAC tem se valido do trabalho de pais voluntários e de projetos de extensão vinculados a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que através de seus pesquisadores, desenvolvem projetos de incentivo à leitura e formação continuada para professores alfabetizadores. Constatamos também que o CAC tem sido reconhecido como um espaço promotor de cultura e de educação para a comunidade do entorno.

Presidente - 1717735 - FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA
Interno - 1607701 - CARLOS ROBERTO DE CARVALHO