Praticas de Ensino: uma reflexão sobre Relações Étnico-Raciais e Perspectivas Docente na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
Diversidade étnico-racial, educação escolar, discriminação racial, legislação
Nos últimos anos, em meio a avanços e retrocessos a temática racial vem galgando uma amplitude propulsora de novas discussões, perspectivas e práticas na sociedade em geral e com reflexos significativas dentro dos muros escolares. Dialogar com tal temática é dialogar com a história de um povo, dos povos africanos, dos povo indígenas, do povo brasileiro, é seguir caminho para a busca de construção e ressignificação da própria identidade, sobretudo na escola, local onde essa temática assume, inclusive com o advento da lei 10.639/2003 e 11645/2008 contornos que tecem discussões sobre currículo, estratégias educativas e formação continuada, respostas a gritos velados, vozes escondidas, clamantes no seu âmago pela superação práticas históricas de hierarquização e sujeição. Esta pesquisa visa realizar um estudo sobre educação e relações étnico-raciais, e o papel da instituição de ensino em especial seus atores na articulação e promoção de práticas educativas consonante as políticas públicas educacionais, que dêem visibilidade e trato coerente, não eurocêntrico à questão, no cotidiano das salas de aula. A pesquisa pretende analisar as práticas educativas de educadores, em três escolas públicas localizadas em comunidades periféricas na zona oeste do Rio de Janeiro, caracterizadas por alto índice de violência, vulnerabilidade social e abandono do poder público. Pretende-se analisar práticas educativas a partir de questões que envolvam identidade, diversidade cultural, igualdade e diferença, estereótipos/preconceitos entre outros. Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação desta pesquisa, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa qualitativa, exploratória com observação sistemática. O dispositivo de coleta de dados será entrevista com os docentes e questionário de identificação semi-estruturado. É relevante a reflexão acerca do exercício de uma prática de ensino para além de dados quantificáveis resumidos em notas e metas. Prática de ensino que considere a diferença na sala de aula e fortaleça a igualdade de direitos, tratamento e oportunidade. Espera-se com este estudo refletir e colaborar na construção/discussão de uma pedagogia e uma prática educativa que respeite e valorize a construção da identidade das crianças negras e não negras valorizando a diversidade e não alimentando a desigualdade em meio a um constante transbordamento da prática docente. O ambiente escolar tem uma demanda urgente.