Banca de DEFESA: FERNANDA BRANDÃO DA SILVA ESTEVES

DISCENTE : FERNANDA BRANDÃO DA SILVA ESTEVES
DATA : 20/12/2019
LOCAL: Instituto Multidisciplinar

Praticas de Ensino: uma reflexão sobre Relações Étnico-Raciais e Perspectivas Docente na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Diversidade étnico-racial, educação escolar, discriminação racial, legislação

Nos últimos anos, em meio a avanços e retrocessos  a temática racial  vem galgando uma amplitude  propulsora de novas discussões, perspectivas e práticas na sociedade em geral e com reflexos significativas dentro dos muros escolares. Dialogar com tal temática é dialogar com a história de um povo, dos povos africanos, dos povo indígenas, do povo brasileiro, é seguir  caminho para a busca de construção e  ressignificação da própria identidade, sobretudo na escola, local onde essa temática assume, inclusive  com o advento da lei 10.639/2003 e 11645/2008 contornos que tecem discussões sobre currículo, estratégias educativas e  formação continuada, respostas a gritos velados, vozes escondidas,  clamantes no seu âmago pela superação práticas históricas de hierarquização e sujeição. Esta pesquisa visa realizar um estudo sobre  educação e relações étnico-raciais,  e  o papel da instituição de ensino em especial  seus atores na articulação e promoção de práticas  educativas consonante as políticas públicas educacionais, que dêem visibilidade e trato coerente, não eurocêntrico à questão, no cotidiano das salas de aula. A pesquisa pretende analisar as  práticas educativas de educadores, em três escolas públicas localizadas em comunidades periféricas na zona oeste do Rio de Janeiro, caracterizadas por alto índice de violência, vulnerabilidade social e abandono do poder  público. Pretende-se analisar práticas educativas a partir de questões que envolvam identidade, diversidade cultural, igualdade e diferença,  estereótipos/preconceitos entre outros. Para um melhor tratamento dos objetivos e melhor apreciação desta pesquisa, observou-se a necessidade de realizar uma pesquisa qualitativa, exploratória  com  observação sistemática. O dispositivo de coleta de dados será entrevista com os docentes e questionário de identificação semi-estruturado. É relevante a reflexão  acerca do exercício de uma prática de ensino para além de dados quantificáveis resumidos em notas e metas. Prática de ensino que considere a diferença na sala de aula e fortaleça a igualdade de direitos, tratamento e oportunidade. Espera-se com este estudo  refletir e colaborar na construção/discussão de  uma pedagogia e uma prática educativa que respeite e valorize a construção da identidade das crianças negras e não negras valorizando a diversidade e não alimentando a desigualdade em meio a um constante transbordamento da prática docente. O ambiente escolar tem uma demanda urgente.

Presidente - 362746 - ALOISIO JORGE DE JESUS MONTEIRO
Interno - 1426576 - RAMOFLY BICALHO DOS SANTOS