ESTUDO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ABORDAGENS EM LICENCIATURAS DO BRASIL.
Educação do Campo, relações étnico-raciais, decolonialidade
Pretendo neste estudo compreender como se dá a construção de abordagens étnico-raciais no curso de Licenciatura Educação do Campo da UFRRJ e quais são as referências utilizadas, com o quê estão comprometidas. Desta forma, proponho uma análise a partir da pesquisa de documentos de meu estudo de caso e do acompanhamento de aulas e de reuniões dos Grupos Temáticos das relaçõees étnico-raciais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. A importância deste estudo se faz sob a influência que os pesquisadores da Educação do Campo desempenham, e que podem, ou não, reconfigurar a maneira como a educação é percebida e oferecida para determinados grupos. Da mesma forma, é necessário também refletir sobre o lugar ocupado pelas comunidades tradicionais em um mundo globalizado, pluricultural e multiétnico, marcado pelas heranças coloniais que as subalternizam; e na produção de projetos de resistência debruçados sobre Movimentos e lutas. O esforço de discutir propostas epistemológicas contra-hegemônicas, que fazem critíca aos efeitos da modernidade ocidental, aproximam este estudo de intelectuais decoloniais que compreendem a Colonialidade como constitutiva da modernidade (em estrutura e imaginário) e que propõem a produção de um conhecimento crítico de resistência a partir dos subalternizados.