Banca de DEFESA: RENATA MELO ROCHA

DISCENTE : RENATA MELO ROCHA
DATA : 10/07/2020
LOCAL: RNP - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/patricia-bastos-de-azevedo.

MEMÓRIAS DA (O) PEDAGOGA (O): A CONSTRUÇÃO DOCENTE PELAS NARRATIVAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS (OS) ESTUDANTES DA UFRRJ

Alfabetização. Letramento. Ateliê biográfico. Narrativas de si. Formação docente.

O presente trabalho buscou refletir sobre os caminhos pedagógicos trilhados pelas (os) estudantes do quarto período de Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em seu ‘fazer-se professora (or)’, recuperando memórias de diferentes momentos formativos, desde alfabetização até os dias atuais. Essas memórias são construídas por meio do uso de procedimentos metodológicos do ateliê biográfico descrito por Delory-Momberger (2006) de caráter qualitativo e singular e pela intensa valorização do lugar de fala das (os) participantes. As (os) narradoras (es) ao longo da pesquisa constroem suas ‘escrevivências’ em encontros nomeados: ‘Eu e minha infância’, ‘Eu e as letras’, ‘Eu e minhas escolhas formativas’ e por último ‘Eu: ontem, hoje e amanhã’, em uma leitura de si nos três tempos: passado, presente e futuro. A pesquisa fundamenta-se na prática emancipatória de biografar-se, acreditando que o lugar da (o) educadora (or) é no movimento da práxis. Nesse sentido as narrativas vão sendo alinhavadas ao conceito de ‘escrevivência’ da autora Conceição Evaristo (2016) marcando as escritas de si como representação de ‘corpo, condição, experiência’ e principalmente como instrumento de resistência feminina negra e de suas ‘memórias subterrâneas’. A partir de então, são realizadas reflexões acerca da construção da (o) professora (or) na contemporaneidade traçando o percurso histórico da formação docente no Brasil em um debate sobre o processo de desprofissionalização do magistério e a urgência em construir uma formação de professoras (es) que promova o entrelaçamento da universidade, escola e políticas públicas. Por fim, a pesquisa deságua na discussão sobre a importância de práticas dialógicas no processo de alfabetização e letramento para construção de cidadãos críticos e autores de suas próprias histórias. Desse modo, o trabalho carrega consigo a intenção de conceber através da biografização a reflexão das experiências formativas vividas pelas (os) futuras (os) pedagogas (os), compreendendo a partir da escuta de suas vozes como nasce a (o) professora (or).

Interna - 1548864 - PATRICIA BASTOS DE AZEVEDO
Interna - 1649545 - SANDRA REGINA SALES
Externo à Instituição - HELENA MARIA MARQUES ARAÚJO - UERJ
Notícia cadastrada em: 02/07/2020 18:37