Banca de DEFESA: RENATA LOPES MACHADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA LOPES MACHADO
DATA : 24/09/2020
LOCAL: Online

METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM REDE: DIALOGISMO E INTERATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR

Educação; Metodologias Ativas; Tecnologias Digitais em Rede; Formação Docente; Pesquisa Formação.

A cibercultura, cultura contemporânea mediada pelo digital em rede, potencializada pelos usos dos dispositivos móveis, delineia novas formas de relações: econômicas, sociais, profissionais, políticas, educacionais, trazendo novos contornos à sociedade brasileira. Neste sentido, a tese de doutorado propõe apresentar como o conceito de metodologias ativas, aprendizagens significativas e tecnologias digitais em rede estiveram presentes no contexto da formação de professores no decorrer dos últimos quatro anos. Cabe ressaltar, que no decorrer da trajetória, existiu a demanda de analisarmos a modalidade de educação remota e híbrida, assim como, os processos de aprendizagens que passaram a ocorrer de modo mais efetivo com suporte do uso de aplicativos de dispositivos móveis e plataformas digitais, tendo como característica fundamental, a portabilidade dos dispositivos e a mobilidade dos sujeitos, que mesmo que estejam fisicamente distantes do contexto educacional conectam-se mutuamente, com o ciberespaço e a cidade. Essa investigação se justificou no sentido de promover o dialogismo entre a educação e os estudos da cibercultura (Lévy, Lemos, Santaella, Santos, Pretto), de modo a compreender o desenvolvimento do ensino-aprendizagem na ambiência do curso de Pedagogia, seja na perspectiva síncrona ou assíncrona com suporte do digital em rede. Estes termos ganham notoriedade e consequentemente adentram espaços importantes nas discussões sobre os desafios presentes na educação contemporânea. Destacando que no cenário educacional atual é importante salientar as iniciativas que fomentem práticas pedagógicas que permitam um ensino integral, humano e contextualizado na formação de educadores. Neste sentido, o principal objetivo da pesquisa buscou investigar os modos de ensinar e aprender com suporte das metodologias ativas e a utilização das tecnologias digitais em busca de intervenções precisas e soluções factíveis que permitiram favorecer práticas educativas que colaboraram para aprendizagens significativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, constituíram-se praticantes da pesquisa, três estudantes da Pedagogia e seus entrevistados também estudantes do curso, os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e dinâmicas com o grupo de estudantes; A análise das narrativas das entrevistas permitiram analisar em profundidade os depoimentos dos sujeitos, que expressaram suas vivências e experiências a respeito das metodologias ativas e a implementação das tecnologias digitais em rede no contexto da formação docente. Deste modo, a pesquisa visou contribuir academicamente no tocante a temas importantes de serem dialogamos na contemporaneidade, pois acreditamos que conhecendo as demandas da formação docente seja possível construir conhecimentos com relevância acadêmica que possam primar por uma excelência como é preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia.

Presidente - 1717735 - FLAVIA MILLER NAETHE MOTTA
Interno - 1607701 - CARLOS ROBERTO DE CARVALHO