Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIZA SILVA DE OLIVEIRA VETERINARIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIZA SILVA DE OLIVEIRA VETERINARIO
DATA : 25/09/2020

Atravessamentos do Feminismo Periférico e Pedagógico: o Ser-Mulher na Comunidade da Chatuba

Educação, gênero, relações étnico-raciais, periferia.

Este trabalho traz como tema central a análise de um projeto pedagógico baseado nos preceitos feministas, implementado numa Escola Municipal situada na comunidade da Chatuba - um entre os dezessete bairros que compõem o município de Mesquita na Baixada Fluminense, RJ. Através deste estudo buscamos compreender quais foram as reverberações e atravessamentos do projeto para toda comunidade escolar, disseminar os estudos de gênero nas escolas através da perspectiva feminista e entender como a mulher jovem, de periferia e estudante de escola pública se posiciona e/ou entende as problematizações do movimento feminista e do empoderamento feminino; que aspectos de sua compreensão social contribuem para sua emancipação; e como as indagações do feminismo perpassam por essas mulheres sem que se reconheçam nelas ou que essas sejam fator de importância em seu cotidiano. Visamos também traçar um breve histórico do movimento feminista no Brasil e no mundo, investigando se esse discurso chega nas periferias, mostrando a importância do reconhecimento dessas mulheres com o feminismo e o quanto esse movimento pode apoiar a luta desses sujeitos femininos que se encontram marginalizados.

Presidente - 1742750 - JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR
Interna - 1639282 - MARCIA DENISE PLETSCH