NARRRATIVAS FORMATIVAS: DOCÊNCIA, DISCÊNCIA E PRÁTICAS
Programa de Residência Docente, Narrativas, Decolonialidade.
Esta pesquisa tem como foco os Memoriais Cirscuntanciados de Anos Iniciais do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II. Tais documentos tem registrado os processos de formação de professoras dos Anos Iniciais no referido programa através de narrativas de formação. O programa de Residência Docente é uma pós-graduação para docentes iniciantes que oferece uma formação teórica e prática baseada nas estratégias e metodologias desenvolvidas na instituição. O programa divide-se em três áreas de formação: Formação Continuada, Docência e Setores Administrativos e Pedagógicos, e possui três instrumentos avaliativos: Relatório Semestral, Memorial Circunstanciado e Produto Final. A escolha por esse objeto de pesquisa deu-se pelo caráter inovador da formação e a possibilidade de discutir os Memoriais Cirscunstanciados como instrumentos avaliativos decoloniais. Me apoieo, para isso, em autores que defendem outro modos de construção do conhecimento como Santos, Lander, Mignolo, Grosfoguel, Meneses e Quijano na tentativa de confrontar os processos de eurocêntricos de produção de saber, na formação, na academia, na produção da pesquisa. Desta maneira, o estudo aponta para a compreensão das narrativas como estatuto teórico, invocando seus registros no campo da formação docente no diálogo com as pesquisas com o cotidiano, através de autores como Certeau e Alves, e no campo da linguagem a partir das concepções de Geraldi e Bakhtin.