Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRICA RODRIGUES MARINS PERIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÉRICA RODRIGUES MARINS PERIM
DATA : 13/01/2021
LOCAL: Sala Virtual da UFRRJ - Plataforma RNP

Palavras-Chave: UFRRJ; tradição agrária; LICA; PPGEA

RESUMO

PERIM, Érica Rodrigues Marins. As Influências da Tradição Agrária na oferta de cursos de educação agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 80p. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.

A pesquisa de Mestrado, ainda em fase de Qualificação, tem por objetivo investigar como está ocorrendo a formação do profissional de educação agrícola, nos níveis de graduação e pós-graduação, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e se a tradição agrária da Instituição vem influenciando o cotidiano desses cursos. Os cursos investigados são: Licenciatura em Educação Agrícola -LICA (graduação) e Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola – PPGEA (pós-graduação). Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa, descritiva, que utiliza informações extraídas de pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, como livros, artigos, periódicos, internet, dentre outros, e pesquisa documental, elaborada a partir de material que não recebeu tratamento analítico. Trata-se de um estudo de caso que lançará mão de questionários para aprofundar o levantamento de dados. As reflexões e análises serão desenvolvidas a partir de uma visão histórico-crítica do problema da pesquisa, que norteará todo o percurso metodológico. O estudo se desenvolve tomando por base a história da Instituição. No primeiro capítulo, aborda o período de 1910 a 1970, apresentando o percurso histórico no qual a tradição agrária foi construída e consolidada. No segundo capítulo, discorre a respeito do afastamento da Instituição de sua tradição agrária, abrangendo o período de 1970 até a implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), em 2007, marco da abertura de cursos fora da área agrária na UFRRJ.O Capítulo III trará o histórico do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, sua contribuição para a UFRRJ, o currículo do curso, seus principais desafios e as influências da tradição agrária da Instituição. No capítulo IV o foco será o Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, a importância desse Programa para a UFRRJ, o currículo do Curso, seus principais desafios e a influência da tradição agrária.  Os capítulos III e IV ainda estão em construção.

Presidente - 1060677 - CELIA REGINA OTRANTO
Externa à Instituição - ANGELA MARIA SOUZA MARTINS - UNIRIO