Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA CECILIA LIMA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BARBARA CECILIA LIMA DA SILVA
DATA : 06/07/2020
LOCAL: Plataforma virtual

Viver com doença crônica em contexto universitário: desafios na adultez emergente

Adultez emergente. Universitários. Doença crônica.

A adultez emergente é caracterizada como uma etapa de transição entre a adolescência e a idade adulta, que inclui experimentação de papéis sociais e construção de projetos de vida. Nessa fase do desenvolvimento, a vivência universitária pode constituir uma oportunidade de crescimento e amadurecimento no âmbito intelectual e nas relações interpessoais. Ao ser diagnosticado com uma doença crônica, o jovem universitário precisará lidar com mudanças biopsicossociais que poderão dificultar sua adaptação às exigências acadêmicas. O objetivo dessa pesquisa é compreender o impacto do adoecimento sobre a vida universitária de adultos emergentes. Partindo de uma proposta de pesquisa qualitativa, estudantes de graduação de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 25 anos e diagnosticados com doenças crônicas não transmissíveis, serão convidados a participar de um Grupo Focal, a ser realizado de modo online. Primeiramente, os alunos que aceitarem integrar o estudo assinarão um termo de consentimento e responderão, de modo individual, a questionários para levantamento de dados sociodemográficos e médico-clínicos. Os encontros, com média de cinco participantes cada, terão por base um roteiro previamente elaborado, composto por questões norteadoras e dinâmicas de grupo que buscarão investigar como os participantes conciliam as demandas universitárias e os cuidados com a própria saúde. Os resultados serão analisados mediante o Método Fenomenológico Descritivo. Espera-se gerar conhecimentos capazes de auxiliar a elaboração de programas e orientações voltados para o bem-estar de universitários que vivenciam diferentes tipos de doenças crônicas.

Presidente - 2077610 - LILIAN MARIA BORGES GONZALEZ
Interna - 1893672 - LUCIENE DE FATIMA ROCINHOLI