Banca de QUALIFICAÇÃO: ELLEN MARIANE SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELLEN MARIANE SILVA SANTOS
DATA : 26/10/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Virtual (CAFe - RNP)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM PROTOCOLO DE TRATAMENTO COGNITIVO – COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno de ansiedade generaliza; terapia cognitivo comportamental em grupo; estudo clínico controlado.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) tem como principal característica a preocupação persistente e excessiva gerando grande impacto na qualidade de vida do indivíduo, apresentando sintomas físicos relacionados à hiperatividade autonômica e a tensão muscular. Diferentes estudos apontam a Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo como uma possibilidade de tratamento para o TAG, com resultados satisfatórios e redução significativa de sintomas. Esse pré-projeto de pesquisa propõe a realização um ensaio clínico controlado, tendo como objetivo a construção de um protocolo de Tratamento Cognitivo Comportamental em grupo para o Transtorno de Ansiedade Generalizada, além de mensurar a eficácia desse protocolo a partir da comparação de um grupo de intervenção e de um grupo controle. A hipótese é que os participantes do grupo de intervenção apresentem melhoras nos sintomas do TAG se comparado com os participantes do grupo controle pós-intervenção. Ao fim da pesquisa pretende-se responder a problemática levantada pelo estudo: A Terapia Cognitiva Comportamental em grupo é eficaz no tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada?


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868924 - WANDERSON FERNANDES DE SOUZA
Interna - 2077610 - LILIAN MARIA BORGES GONZALEZ
Externa à Instituição - ADRIANA BENEVIDES SOARES - UERJ
Notícia cadastrada em: 30/09/2020 19:23
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-node3.ufrrj.br.producao3i1