Banca de DEFESA: KATHLEEN HODGSON WEINTRAUB

DISCENTE : KATHLEEN HODGSON WEINTRAUB
DATA : 03/12/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/katia-cilene-tabai-2

Baixada Viva: Manejo Sustentável da Jaqueira para Fins Alimentares e as perspectivas da Integração das Políticas Públicas Ambientais e de Segurança Alimentar

jaqueira, políticas públicas, segurança alimentar e nutricional, unidades de conservação, biodiversidade, agricultura familiar

No contexto global, em que nosso sistema alimentar atual é uma das principais causas de degradação ecossistêmica, esta pesquisa buscou refletir sobre soluções práticas para promover a segurança alimentar e nutricional para a população brasileira ao mesmo tempo em que contribui para a preservação dos recursos naturais, e contribui para as recomendações internacionais sob a ótica de integração das florestas com a produção alimentar. Especificamente, a pesquisa explorou o potencial de um manejo alternativo da jaqueira (artocarpus heterophyllus) para fins alimentares como uma solução possível na região metropolitana do Rio de Janeiro nos remanescentes da Mata Atlântica. Foi utilizado um estudo de caso de um empreendimento novo em Xerém, Duque de Caxias, estabelecido pela organização não governamental, Sinal do Vale, que processa e comercializa uma linha de produtos com base na jaca verde, um alimento nutritivo e abundante, mas subutilizado no Brasil. Esta pesquisa investigou o potencial deste empreendimento e seu modelo de manejo da jaqueira para a implementação e integração de Políticas Públicas de conservação de florestas e Segurança Alimentar na Baixada Fluminense.   A pesquisa também contempla a possibilidade de tal manejo gerar renda para proprietários rurais nas zonas de amortecimento e dentro das Unidades de Conservação (UC), especificamente num território rural, a Taquara, onde o Sinal do Vale (SINAL) visa absorver a produção de agricultores familiares que habitam a região. A pesquisa foi implementada entre Setembro 2018 e Outubro de 2020 e foi aprovada pelo Comitê de Ética da Pesquisa como parte do projeto “Segurança alimentar: a intersetorialidade no Brasil.” Inicialmente foram realizados o levantamento e a análise de políticas públicas brasileiras consideradas mais relevantes para a pesquisa que abordam a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a conservação de florestas, destacando as lacunas de intersetorialidade dentro e entre as esferas, além dos desafios para sua implementação. Depois foi explorada a potencialidade geral do manejo da jaqueira para fins alimentares sob uma perspectiva interdisciplinar, investigando a história, o papel socioecológico, e as propriedades nutricionais e gastronômicas da jaca. Através do estudo de caso do SINAL, foram analisados no nível local as políticas públicas de SAN e de conservação de florestas, avaliando os conflitos e oportunidades dentro das duas esferas na região do Parque Natural Municipal da Taquara em Duque de Caxias. Através do levantamento de dados secundários e entrevistas de campo com atores locais da política pública e proprietários rurais, foi destacado o subdesenvolvimento do setor agrícola da região e a falta de inclusão da SAN nas ações da gestão das Unidades de Conservação relevantes. A pesquisa também demonstrou o potencial do manejo da jaqueira para fins alimentares como uma solução mais sustentável para o controle desta espécie exótica, engajando gestores locais de áreas protegidas e proprietários rurais com esta visão alternativa. Finalmente, foi investigada a possibilidade de inserir a jaca verde como um alimento no Programa Nacional de Alimentação Escolar como uma ação para contribuir para a SAN das crianças de baixa renda na Baixada Fluminense. Sugere-se esse tipo de implementação de alimento, dos produtos derivados da jaca na alimentação escolar. Recomenda-se futuras pesquisas para a ampliação da utilização da jaca verde como alimento e o manejo da jaqueira no Brasil.

Presidente - 2333157 - KATIA CILENE TABAI
Interno - 387088 - LUIS MAURO SAMPAIO MAGALHAES