Banca de QUALIFICAÇÃO: RAUL ROSA DE OLIVEIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAUL ROSA DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 07/08/2019
HORA: 13:30
LOCAL: Sala de Reuniões - PPGDT
TÍTULO:

O DIREITO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO: Uma análise da produção das centralidades no contexto metropolitano, o caso de Nova Iguaçu.


PALAVRAS-CHAVES:

Direito; Espaço; Centralidade; Metrópole; Nova Iguaçu; Rio de Janeiro.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

O presente trabalho visa abordar as relações de produção do espaço e as instituições jurídicas, observando como o direito influencia na produção do espaço. O trabalho é desenvolvido a partir de uma perspectiva marxista do espaço e do direito. Para isso observaremos qual o papel do direito na formação das centralidades territoriais, observando a influência das principais normas jurídicas que modificaram o espaço urbano da região metropolitana do Rio de Janeiro, tendo o enfoque na construção da centralidade de Nova Iguaçu. Abordaremos a relação teórica entre o espaço e o direito, a formação das metrópoles brasileiras em uma visão jurídica, bem como, a concretização da centralidade de Nova Iguaçu em uma relação dialética entre centro e periferia em uma região metropolitana altamente concentrada em poucos núcleos urbanos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE PINTO MENDES
Externo ao Programa - 2141297 - MARCIO RUFINO SILVA
Presidente - 1766836 - TATIANA COTTA GONCALVES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 05/08/2019 10:43
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sig-node4.ufrrj.br.producao4i1