Banca de DEFESA: ADEMIR SILVA CARMINATTI JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADEMIR SILVA CARMINATTI JÚNIOR
DATA : 16/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Web-conferência: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/vinicius-ferreira-baptista
TÍTULO:

MOBILIDADE URBANA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO/RJ: POLÍTICAS PÚBLICAS DE MOBILIDADE URBANA, CONTEXTOS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS E AS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO.


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade Urbana; São Gonçalo; Plano Diretor; Políticas Públicas; Desigualdade Social


PÁGINAS: 139
RESUMO:

O planejamento na mobilidade urbana tem a relação entre o desenvolvimento territorial e oportunidades sociais para a população, principalmente se levarmos em consideração a acessibilidade. A pesquisa tem como objeto a mobilidade urbana no município de São Gonçalo/RJ, considerando o contexto da segregação espacial como um problema na cidade e de suas consequências da falta de planejamento. O objetivo geral compreende as condições de desenvolvimento das políticas públicas de mobilidade urbana, a exemplo das ferramentas e a legislação dos três entes federativos em que se aplica, de modo que verifica sua capacidade de sanar os problemas relativos à temática, gerado caráter positivo o desenvolvimento socioeconômico para a população do município. Para alcançar este objetivo, elencamos especificamente a construção de referencial teórico sobre o planejamento da mobilidade urbana, identificando os envolvidos; descrevemos as características de São Gonçalo, como também no uso de políticas públicas; apontamos as consequências da desorganização da mobilidade; e buscamos dados da relação entre mobilidade, políticas públicas e desigualdades afim de avaliar soluções para a região neste contexto. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, documental, de caráter descritivo e analítico, retratando o uso de conteúdos científicos para analisar São Gonçalo/RJ com o apoio de técnicas quali-quanti. Diante desse cenário, a pesquisa aborda, analisa e avalia os problemas na mobilidade urbana na cidade, bem como os contextos da desigualdade social na mobilidade urbana e os documentos normativos que orientam o planejamento estratégico municipal na cidade desde 2015. A partir dos resultados destacamos que as condições relativas ao modo de como as políticas públicas para a mobilidade urbana no município de São Gonçalo estruturadas no contexto de seu planejamento estratégico não fornecem meios de desenvolvimento socioeconômico e social de modo equitativo de forma a causar impactos positivos para o conjunto da sociedade. Portanto, a cidade apresenta lacunas de planejamento para mobilidade, além de pouca capacidade de articulação de ações conjuntas para problemas que a cidade, por si só, não é capaz de resolver.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PAULO RICARDO DA COSTA REIS - UFRJ
Interna - 1766836 - TATIANA COTTA GONCALVES PEREIRA
Presidente - 2159036 - VINICIUS FERREIRA BAPTISTA
Notícia cadastrada em: 06/07/2020 11:55
SIGAA | Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC/UFRRJ - (21) 2681-4638 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sig-node1.ufrrj.br.producao1i1