O USO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NO ENSINO DE ESCRITA OPINIÃO EM TURMA DE NONO ANO
escrita argumentativa, metacognição, texto de opinião
O ensino da escrita argumentativa nos anos finais do Ensino Fundamental tem sido um
desafio para os professores de Língua Portuguesa por envolver competências complexas.
Desenvolver nos alunos as habilidades necessárias à escrita de textos que exigem
posicionamento e a defesa do ponto de vista, por meio de argumentos válidos, requer o uso de
estratégias pedagógicas adequadas. Nesse contexto, baseada nas teorias metacognitivas, em
especial nos estudos do pesquisador John Flavell, a presente pesquisa tem como objetivo levar
os alunos a desenvolverem a argumentação escrita a partir de atividades que os possibilitem a
ter consciência do próprio processo de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma mediação
didática em etapas que se propôs, partindo de atividades orais para as de escrita, a estimular a
argumentação. A análise da eficácia dessa pesquisa foi feita comparando os textos produzidos
na etapa de atividades de escrita ao texto produzido na avaliação diagnóstica, a fim de
verificar se os objetivos específicos relacionados às habilidades necessárias à escrita
argumentativa foram alcançados. Os resultados obtidos demonstram que as estratégias usadas
nas atividades foram aplicadas por boa parte dos alunos em suas produções textuais.